Núbia Macedo nasceu em 1917, na cidade de Esplanada, interior da Bahia. Casada com o político Francisco de Araújo Macedo e filiada ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), partido de orientação getulista, muito cedo ingressou na atividade político-partidária. Aos 33 anos, em 1950, concorreu e venceu as eleições municipais de Estância para o cargo de Prefeita, tendo 811 votos, contra 537 do segundo colocado, o rábula Francisco Pires e 386 do terceiro, o tabelião e jornalista Raymundo Silveira Sousa. Assim, tornou-se uma das primeiras mulheres a assumir, no Brasil, a chefia de um cargo do executivo, fato extremamente relevante para aquela época.
O jornal Folha Trabalhista, periódico do seu esposo, Francisco de Araújo Macedo, como não poderia deixar de ser, com entusiasmo comemorou sua vitória:
“A Estância mostrou-se à altura de si mesma, demonstrando ao Brasil que é uma cidade onde o seu povo, na maioria, é culto e civilizado, reconhecendo que a mulher tem o direito de governar, por lhe ter sido conferido os direitos políticos de votar e ser votada [...]".
Entre os seus principais feitos, estão: início do funcionamento da Maternidade Leopoldo Souza, construção do Hospital Infantil, pagamento do salário mínimo ao funcionalismo municipal, criação de escolas, abertura e calçamento de várias ruas, melhorias no Matadouro Municipal e na Usina de Luz e Força da cidade. Além disso, proveu assistência funerária aos mais pobres, que, antes disso, eram carregados enrolados em redes para o cemitério.
Após seu mandato de Prefeita, Núbia Macedo ainda se elegeu Deputada Estadual em 1954. Após a extinção dos partidos políticos e a instituição do bipartidarismo pelo AI-2, filiou-se ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro), chegando a concorrer novamente ao cargo de Deputada Estadual, ficando na suplência em 1966 e 1970.
D. Núbia Nabuco Macedo faleceu na cidade de Fortaleza, em 21 de setembro de 2008, aos 91 anos.
Informações extraídas de: Folha Trabalhista – Edições de janeiro e fevereiro de 1951 a 1954. (Acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe).
Fotografia: Acervo da Prefeitura Municipal de Estância.