O senador Alessandro Vieira (PSDB) foi indicado coordenador da bancada federal de Sergipe, nesta terça-feira, 7, em uma reunião realizada em Brasília. O parlamentar será responsável pela articulação estratégica da bancada com o objetivo de levar obras estruturantes para Sergipe e atender demandas essenciais do estado. A indicação gerou um mal-estar entre o governador Fábio Mitidieri e os parlamentares sergipanos, senador Rogério Carvalho e deputado João Daniel, ambos do PT, que alegaram não terem sido convidados para a reunião.
“A bancada federal leva para Sergipe um valor muito alto de emendas todos os anos, sendo assim, assumindo compromissos estruturantes com o Governo do Estado, podemos coordenar e aplicar muito bem esse recurso, mudando a vida dos sergipanos. Vale destacar que nossa batalha contra o Orçamento Secreto rendeu frutos e hoje nosso estado vai receber mais que o dobro de recursos. Em 4 anos, a bancada federal deve destinar mais de R$ 3 bilhões de reais para Sergipe”, pontuou Alessandro ao falar da importância da indicação.
Embate
Apesar de fazer parte da bancada federal sergipana, o deputado federal João Daniel (PT) e o senador Rogério Carvalho (PT) afirmaram que não foram convidados para reunião coordenada pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri. A polêmica foi parar nas redes sociais.
Em seu perfil oficial, o senador Rogério Carvalho contou que a votação para o líder da bancada é feita por todos os parlamentares convidados. Mas como nem ele nem João Daniel foram convidados, não puderam votar.
Por causa da situação, o deputado federal João Daniel pediu esclarecimentos imediatos. “Isso nunca aconteceu na história da política sergipana. É algo de se lamentar profundamente! Nunca houve problema na escolha de coordenadores, independente de espectros políticos”, diz parte da publicação.
O senador Alessandro Vieira postou: “É fundamental que todos entendam que Sergipe é e sempre será maior que qualquer projeto ou vaidade individual. Vamos trabalhar juntos por Sergipe e pelo Brasil”.
O governador Fábio Mitidieri, por meio de sua assessoria, também falou sobre a polêmica. “Fiz uma reunião da minha bancada para definirmos um nome para apoiar para a coordenação, sem nenhum tipo de conflito. Nossa bancada definiu por Alessandro Vieira, de maneira unânime. Óbvio que a partir daí, eles irão reunir toda a bancada federal e apresentar o nome do consenso. Não entendi o estresse de João, reuni a bancada aliada”, explicou.
Bancada
A bancada federal sergipana atualmente é composta por oito deputados federais: Yandra Moura (União Brasil), Ícaro de Valmir (PL), Fábio Reis (PSD), Gustinho Ribeiro (Republicanos), Thiago de Joaldo (PP), Rodrigo Valadares (União Brasil), Katarina Feitoza (PSD), João Daniel (PT); e três senadores: Alessandro Vieira (PSDB), Laércio Oliveira (PP) e Rogério Carvalho (PT).
Por Luana Maria e Verlane Estácio com informações da Assessoria do parlamentar
Infonet