“Tobias Barreto corre o risco de virar uma cidade-dormitório. Hoje, já se registra um movimento de empreendedores que têm preferido atravessar a ponte e se instalar em Lagoa Redonda, na Bahia, devido à questão do ICMS. O medo de todos é que se este movimento continuar, em breve até a Feira da Coruja, que é um dos nossos principais atrativos, corre o risco de se deslocar para lá”. O desabafo é de Disnei Vianna, coordenador do Complexo Industrial do município de Tobias Barreto.
Os empresários do município clamam para que o Poder Público, tanto estadual quanto municipal, enxergue esse drama vivido por muitos tobienses que, em busca da sobrevivência comercial, atravessam para a localidade de Lagoa Redonda, no município de Itapicuru, na Bahia, para conseguir condições fiscais mais favoráveis. São três quilômetros que fazem toda a diferença.
Para se ter uma ideia mais ampla da situação, segundo o empresário Maurício Nascimento, que é do segmento de confecção para Petshop, alguns produtos tributados em solo baiano chegam a ter ICMS zerado. “É uma dificuldade, tanto é que vários empresários vão para a Bahia, inclusive algumas indústrias da Bahia têm incentivo para vender dentro do Estado, vou citar o nome de uma, a Ortobom. Se eu comprasse Ortobom na Lagoa Redonda sairia bem mais barato do que comprando Ortobom no Estado de Sergipe. isso prejudica a competitividade”, reclama. Maurício ainda acrescenta: “as empresas que são lucro real, lucro presumido, que não estão adequadas ao incentivo do Estado, que é o incentivo pontual, elas pagam um ICMS de 18% aqui em Sergipe. Na Bahia, a depender do segmento, chega a zerar o ICMS”.
Para o vereador de Tobias Barreto, Elbert Oliveira, mais conhecido como ‘Neguita’, é preciso uma ação mais enérgica por parte da Prefeitura de Tobias Barreto e do Governo do Estado. “O coração da cidade de Tobias Barreto é o nosso comércio, o maior gerador de empregos, oportunidades e do turismo comercial. Mas, vivemos um dilema que posso estampar em uma única frase: ‘cada dia a mais é um dia menos’, lamenta. O vereador acredita que Tobias Barreto está perdendo empresários. “É fundamental para a sobrevivência do comércio tobiense que o Governo possa zerar o ICMS na nossa região e em parceria com o Poder Executivo Municipal realizem investimentos para que o nosso comércio mantenha seus batimentos fortes e, que no futuro não muito distante, a nossa cidade não fique conhecida, apenas, como uma cidade hoteleira”, afirma Neguita.
Jornal da Cidade