Prestes a anunciar quem indicará como pré-candidato à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o prefeito da cidade de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, conversou com o jornal Correio de Sergipe sobre questões de gestão, a exemplo do problema das poucas linhas de ônibus no município e a possibilidade de abrir edital de concurso público ainda este ano. A conversa de bastidores é que o prefeito deva anunciar o nome de sua esposa, Carminha Paiva, como a representante do município para uma vaga na Alese. Ainda sem precisar uma data para fazer o anúncio, ele garante que apoiará o pleito da mulher, por acreditar ser a mais apropriada no momento para a disputar. Quanto às demandas da população, o gestor público deu detalhes a seguir:
Correio de Sergipe: O senhor declarou semana passada que já tem um nome para apoiar como deputado estadual. Quando se tornará público e por que este nome?
Padre Inaldo: Nós observamos a necessidade de Nossa Senhora do Socorro ter um deputado comprometido com as causas do nosso município. Por isso, nosso grupo se compromete em oferecer um nome que seja, de fato, uma pessoa que olhe para nosso povo e vamos trabalhar para que tenhamos essa vaga na Assembleia Legislativa.
CS: Especula-se o nome da Secretária de Assistência Social de Socorro, a sua esposa, Carminha Paiva. Esse comentário tem fundamento?
PI: Nós temos nomes muito bons em nosso agrupamento. Mas o nome que mais tem se destacado na população e também por ter um perfil de trabalho muito ligado às causas sociais é o nome da ex-secretária de Assistência Social de Socorro, Carminha Paiva, que deixou o cargo justamente para poder disputar uma dessas vagas. Nós estamos empenhados em apoiá-la, porque nosso grupo sempre teve compromisso com o povo de Socorro. Eu já fui deputado e sei a importância que um cargo desse oferece para o município.
CS: Prefeito, umas das reclamações dos moradores da cidade é quanto à precariedade do transporte público. Poucos ônibus e linhas superlotadas na região é o que os usuários se queixam. O senhor já tem alguma solução para esta demanda?
PI: A gerência do transporte público da região metropolitana é de responsabilidade da Prefeitura de Aracaju. Mas nós, enquanto interessados na discussão, temos sempre participado das reuniões e negociações sempre com o objetivo de que a população do nosso município seja menos afetada. Inclusive, estamos discutindo sobre o consórcio público para fazer licitação, porque sabemos que vai melhorar o transporte da Grande Aracaju (Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Aracaju). Repito, mesmo sendo de responsabilidade de outro município nós temos cobrado soluções para essa situação.
CS: No último dia 14 houve a entrega de dois residenciais. Qual o déficit habitacional no município e o planejamento para saná-lo?
PI: O déficit do município chega em torno de 6 mil pessoas. Foi um avanço muito grande quando conseguimos dois residenciais com o total de mil casas. Na própria solenidade de entrega dessas casas, que aconteceu no último dia 14, eu pedi ao Ministro do Desenvolvimento Regional, a construção de mais duas mil unidades habitacionais. Nós estamos trabalhando pesado para que até o final deste mandato esse déficit esteja minimizado.
CS: Como está a questão dos restos a pagar dos servidores? No final do ano passado o senhor enfrentou protestos dos agentes públicos pela reposição inflacionária.
PI: Nós estamos dialogando sobre o reajuste percentual dos servidores públicos do município de Nossa Senhora do Socorro. Já negociamos com os professores do município, cumprimos a lei integralmente do piso salarial nacional, concedendo um reajuste de 33,24%. Já os demais servidores estamos negociando. Temos a intenção, que é histórica da nossa gestão, de sempre conceder reajustes, mesmo que não tenha sido possível nos anos de pandemia, por força de lei federal, mas agora nós temos negociado e vamos trabalhar para o melhor percentual possível ser aplicado, já que nós temos um histórico de bom pagamento e de reajustes anuais para os servidores. Ao todo, já concedemos mais de 15% de reajustes aos servidores. E este ano temos a intenção de repor a situação inflacionária que infelizmente assolou nosso país por causa da pandemia. Enviamos dois Projetos de Lei para a Câmara de Vereadores: um é para conceder o reajuste de 4,5% no salário dos servidores efetivos e o outro é a Criação do Auxílio Saúde, no valor de R$ 200,00 para servidores efetivos e comissionados. Estamos aguardando a aprovação, que provavelmente será votada próxima semana. Sendo aprovados, os reajustes já serão pagos no final de maio.
CS: Por falar no funcionalismo, alguma previsão de concurso para a Administração Pública este ano?
PI: Nós temos sempre pautado esse tema durante as reuniões da Mesa de Negociação Permanente (Órgão instituído nesta gestão para negociar com os servidores). Inclusive este ano temos feito estudos para algumas áreas específicas, mas é importante que façamos isso de forma cautelosa para que nós possamos cumprir tudo que for feito.
CS: Pegando o gancho nas cobranças, como foi negociada a dívida de aproximadamente 17 milhões de Reais que a Estre alega que a Prefeitura tem pelos seus serviços?
PI: A dívida do município foi reconhecida e encaminhada à própria empresa para parcelamento junto ao Banese. Desde então o município tem honrado com o pagamento das faturas emitidas pela empresa todo mês.
CS: O setor industrial de Socorro voltou a se expandir com a entrada de fábricas do país, a exemplo da catarinense Altenburg. Este ano deve chegar mais oportunidade de emprego em Socorro?
PI: Na verdade, a Altenburg ampliou os serviços dela. Saiu de uma localidade e foi para uma bem maior, gerando mais empregos. Além dela, estamos recebendo muitas indústrias em Socorro. É claro que esse não é um fato que se dá por si só. Mas sim graças ao que nossa gestão tem feito de incentivo para que essas novas oportunidades de emprego sejam geradas em nosso município. Com muita felicidade posso citar outros grandes nomes em Socorro além da Altenburg. A chegada da Alma Viva, gerando cerca de 5 mil empregos; o Assaí Atacadista, com mais cerca de 500 oportunidades de trabalho; além da faculdade de Medicina que está sendo instalada em nosso município.
CS: Está marcado para junho a primeira edição do Expo Sergipe. Com que objetivo o evento será realizado?
PI: A Expo Sergipe, que acontecerá em Socorro na edição deste ano, é um evento que tem total apoio da Prefeitura de Socorro, porque sabemos da importância que ele tem para a abertura de novos negócios e, principalmente, para gerar oportunidades aos empreendedores do estado, em especial os do nosso município. A Expo sempre movimenta todo o estado de Sergipe, fomentando diversas áreas como gastronomia, cultura, comércio, indústria, entre outros, por isso fizemos questão de que esse evento fosse sediado em nosso município.
CS: O que planeja de melhoria para o município este ano?
PI: Nós queremos, na verdade, continuar tendo o bom desempenho que o município já vem apresentando através da nossa gestão. A continuidade desses serviços junto com a ampliação deles faz com que o município de Socorro avance cada vez mais. Setores como a Saúde nos preocupa e a gente tem trabalhado para reforçar ainda mais o atendimento da Atenção Básica. Construímos três UBS, reformamos e ampliamos diversas outras. Temos tido também uma preocupação com os serviços de urgência e emergência e por isso construímos a UPA, que vem realizando um serviço excepcional. Para este ano, nossos investimentos continuam nesta área.
Na Educação, estamos tendo um avanço muito importante, como vêm mostrando os índices que avaliam o desenvolvimento dessa pasta no Estado, e temos a certeza de que vão melhorar ainda mais com a valorização profissional e com os investimentos que estamos fazendo este ano, com o pagamento do piso salarial e com as reformas e ampliação de Unidades de Ensino.
Outra pasta extremamente importante para nós e que temos trabalhado de forma planejada e calculada, é em relação à infraestrutura. Temos investido um montante grande de recursos para esta área e este ano vamos continuar realizando grandes obras como a construção de creches, praças, calçamento de ruas, reparos e etc. Além disso, juntamente com as parcerias dos Governos Estadual e Federal já temos planejado grandes obras para este, a fim de desenvolver ainda mais o município de Nossa Senhora do Socorro.
Fonte: AJN