A primeira demonstração de inteligência política de Alessandro Vieira (PSDB) vem do período pré-eleitoral de 2018. O Rede Sustentabilidade, seu então partido, e o PSB, negociavam aliança e sua presença na chapa estava fritada: seria Valadares Filho ao governo, Emerson vice e Valadares ao Senado. Alessandro soltou um vídeo criticando o acordo e ameaçou candidatura avulsa. Em um clique, ele implodiu a estratégia de Dr. Emerson.
Ainda, naquela eleição, Vieira foi e ainda é acusado de ter usado o mesmo sistema de disparo de mensagens em massa utilizado pelo presidente Bolsonaro, no fim, ele conseguiu unir em torno de si os descontentes e desbancou a todos com uma votação surpreendente. Já no Senado, outra movimentação inteligente, deixou o Rede e foi para o Cidadania, passando a figurar numa bancada mais forte e tendo um papel importante no chamado 'Muda Senado'. Ganhou a imprensa nacional durante a CPI da Covid-19, lançou-se pré-candidato à Presidência da República e, mais recentemente, desbancou Amorim do PSDB, passando a dar palanque a Dória em Sergipe.
Por todos esses exemplos, não se pode, de forma alguma, olhar a pré-candidatura de Alessandro Vieira ao governo como a mais frágil de todas em virtude de um suposto desgaste político sofrido ao longo dos últimos quatro anos. Ele é hábil e sabe encontrar um discurso coeso. Tentou Cauê para coordenar o marketing de sua campanha, uma prova de que enxerga a possibilidade de vitória.
A candidatura do tucano, porém, enfrenta a partir desta segunda-feira um grande teste. A confirmação de Valmir de Francisquinho (PL) de que disputará o governo é avaliada como seu primeiro desafio. Para muitos, Valmir desidrata Alessandro.
Outro problema é o fato de ter um candidato nacional que não empolga, Dória patina nas pesquisas. Alessandro também não tem aquele carisma contagiante e tem limitação de grupo, que queiram os apaixonados ou não, importa muito em estados pequenos como Sergipe.
Propostas ele tem, bom de debate também é. Como ele afirmou em entrevista ao Jornal da Fan, buscará encaixar sua campanha com as expectativas do eleitorado no intento de surpreender. Como sempre digo: com a palavra, a sociedade.
NOTAS DA SEMANA
Bases de Alessandro
PSDB, Cidadania e Podemos. Essa é a base eleitoral do pré-candidato Alessandro Vieira. Os três partidos não possuem chapas competitivas para a Câmara Federal. Para Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Cidadania é o que tem chapa com chances de fazer uma bancada mínima de três parlamentares.
Alessandro e Amorim
A crítica de Alessandro Vieira a Valmir de Francisquinho teve como foco o empresário Edvan Amorim. Edvan reagiu e disse que Alessandro o procurou para formalizar aliança. A postura de Alessandro foi criticada por conter, segundo Zezinho Guimarães, que é do PL, uma certa incoerência.
Valmir em coletiva
Valmir faz coletiva nesta segunda-feira, 2 de maio, no Cotinguiba Esporte Clube, para anunciar sua decisão de disputar ao governo de Sergipe. Ainda há quem acredite que na verdade ele irá anunciar que disputa vaga para a Câmara Federal.
Laércio no Jornal da Fan
Nesta segunda-feira, 2, o pré-candidato a senador Laércio Oliveira (Progressistas) estará no Jornal da Fan. A entrevista promete revelações importantes em relação às eleições de 2022 e sobre a sucessão da Fecomércio.
Fonsecas no Progressistas
Neste sábado, 30, o Progressistas realizou ato de filiação do ex-prefeito de Boquim Luis Fonseca e do ex-deputado estadual Venâncio Fonseca e contou com a presença de Laércio. Luis disputará vaga na Assembleia Legislativa de Sergipe e conta com o apoio do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade. Laércio esteve presente.
Dia do trabalhador bolsonarista
Hoje a Orla de Atalaia e outras vias da capital estarão disputadas por militantes que são seguidores do presidente da República Jair Bolsonaro. Uma carreata promete tomar as ruas de Aracaju saindo da Orla. A direita efetivamente entendeu que só organizada disputa mentes e corações.
Ato Cultural de Luta
Os movimentos sociais e sindicais mantém a tendência dos últimos anos e realizam eventos nas periferias da capital. Os atos da esquerda serão nos bairros Santos Dumont, América e Bugio. O Ato Cultural de Luta 1° de Maio tem concentração na Praça Ulisses Guimarães, no Bairro Santos Dumont. De lá sairá a Marcha da Classe Trabalhadora por Direitos, Emprego, Vida e contra o Governo de Bolsonaro até o Gbarbosa do Bugio. O presidente será acusado de 'genocida'.
Sukita com petistas
O ex-prefeito de Capela Sukita recebeu em sua casa o deputado federal João Daniel (PT) com uma comitiva de petistas. Entre os convidados a filha de Lula, Lurian Silva, que estava ao lado de seu namorado, o ex-vereador Danilo Segundo. Sukita teve ao longo dos últimos anos uma forte relação com Fábio Mitidieri, porém a chegada de André Moura no agrupamento governista fez Sukita esquecer o passado recente e buscar outros caminhos, a rivalidade falou mais alto.
Valdevan e a fake news
O grupo do deputado cassado Valdevan Noventa fez espalhar horas antes da posse de Márcio Macedo (PT), a informação de que uma liminar suspendia a sua cassação. A fake news circulou rapidamente e muitos apaixonados comemoraram nas redes sociais. Horas depois, o vídeo do juramento de Márcio trouxe a verdade dos fatos.
Perseguição na política
Usar o discurso de perseguição é fácil, comprovar a perseguição é outra história. No Brasil, até o presente momento, apenas Lula, após a Justiça decretar a parcialidade de Sérgio Moro, pode usar esse argumento com propriedade. No mais, as outras situações podem ser consideradas apenas a busca de apelo popular.
Cristiano interpelado
O prefeito de Simão Dias, Cristiano Viana (PSB), será interpelado judicialmente pela Procuradoria do Estado, para explicar as declarações que deu afirmando que o Deotap está em uso político nestas eleições. A SSP emitiu nota refutando as declarações e reafirmando a ação do departamento dentro da legalidade.
Equipe do Deotap está revoltada
A equipe que hoje conduz os trabalhos do Deotap está revoltada com a colocação do departamento nas discussões políticas. Garantem que realizam um trabalho técnico para evitar a corrupção em Sergipe e que não merecem ser envolvidos dessa forma no processo eleitoral.
Rogério Carvalho garante ação
Em entrevista ao Jornal da Fan, o pré-candidato Rogério Carvalho (PT) também fez acusações contra o TCE-SE e o Deotap, disse que se algum dos prefeitos que se afirmam pressionados topar falar, ele apresenta denúncia formal. Será que surgirá esse corajoso ou corajosa?