noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Política

COMISSÃO DO SENADO APROVA PROJETO DE MARIA DO CARMO QUE INSTITUI PLANO PARA ENFRENTAR EFEITOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO

Publicada em 18/03/22 às 09:04h - 126 visualizações

93noticias.


Compartilhe
Compartilhar a noticia COMISSÃO DO SENADO APROVA PROJETO DE MARIA DO CARMO QUE INSTITUI PLANO PARA ENFRENTAR EFEITOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO  Compartilhar a noticia COMISSÃO DO SENADO APROVA PROJETO DE MARIA DO CARMO QUE INSTITUI PLANO PARA ENFRENTAR EFEITOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO  Compartilhar a noticia COMISSÃO DO SENADO APROVA PROJETO DE MARIA DO CARMO QUE INSTITUI PLANO PARA ENFRENTAR EFEITOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO

Link da Notícia:

COMISSÃO DO SENADO APROVA PROJETO DE MARIA DO CARMO QUE INSTITUI PLANO PARA ENFRENTAR EFEITOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO
 (Foto: Divulgação)

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou, nesta quinta-feira (17), Projeto de Lei (PL 3.520/2021) da senadora Maria do Carmo Alves (SE) que institui o Plano Nacional de Enfrentamento dos Efeitos da Pandemia de Covid-19 na Educação. O objetivo da proposta, segundo a parlamentar, é diminuir os danos provocados pela crise pandêmica na educação do país, principalmente com a suspensão das aulas presenciais. O projeto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

“Dados do IBGE mostram que a evasão escolar quase triplicou durante a pandemia, chegando a aumentar em 171%. Em 2019, 90 mil crianças com idade entre seis a 14 anos estavam fora da escola. Em 2021, esse número subiu para 244 mil. É assustador”, disse Maria, ressaltando que a suspensão das aulas presenciais prejudicou sobremaneira o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos”. Ao seu ver, poucas escolas estavam preparadas, em termos tecnológicos e pedagógicos, para o funcionamento por meio do ensino remoto. “A esse fato somaram a inexperiência e a imaturidade de muitos estudantes no aproveitamento dos recursos oferecidos pela educação à distância”, afirmou a senadora na justificativa de seu PL.

Maria do Carmo ressaltou ainda o fato de milhares de alunos brasileiros ainda não terem acesso aos recursos necessários para estudar em casa, como internet e computador. “Já os professores sentiram as dificuldades inerentes à falta da capacitação para o manejo adequado e prolongado dos novos recursos de ensino. Ademais, em muitas situações, precisaram trabalhar simultaneamente com o ensino presencial e o remoto”, acrescentou.

Ela observou que entre as medidas previstas pelo projeto de lei estão, o monitoramento da frequência escolar dos estudantes, com a busca ativa dos alunos que não retornaram à escola; estimativa da demanda por matrículas escolares, tendo em vista fluxo de alunos da rede privada à rede pública; garantia da alimentação escolar; realização de avaliações diagnósticas para nortear o processo de recuperação da aprendizagem; estímulo à participação das famílias no processo de retorno às atividades presenciais, entre outros.

O PL 3.520/2021 prevê que as ações de implementação do Plano Nacional deverão ser adotadas em colaboração entre estados e municípios e financiadas com os recursos destinados à educação tanto pela Constituição Federal quanto pelas legislações dirigidas ao combate da pandemia e seus efeitos. “Temos a convicção de que essas iniciativas permitirão mais racionalidade, colaboração e equidade no processo de normalização das atividades escolares e de recuperação dos efeitos adversos produzidos pela pandemia na aprendizagem”, explicou a senadora sergipana.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3325456
Usuários Online: 72
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!