noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Política

PRESIDENTE OFICIALIZA REAJUSTE DE 33,23% PARA PROFESSORES

Confederação dos municípios criticou medida

Publicada em 07/02/22 às 14:54h - 161 visualizações

Atribuna Cultural/Fundada em 30 de março de 2001.


Compartilhe
Compartilhar a noticia PRESIDENTE OFICIALIZA REAJUSTE DE 33,23% PARA PROFESSORES  Compartilhar a noticia PRESIDENTE OFICIALIZA REAJUSTE DE 33,23% PARA PROFESSORES  Compartilhar a noticia PRESIDENTE OFICIALIZA REAJUSTE DE 33,23% PARA PROFESSORES

Link da Notícia:

PRESIDENTE OFICIALIZA REAJUSTE DE 33,23% PARA PROFESSORES
 (Foto: Atribuna Cultural)
Uma cerimônia no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (4), oficializou o reajuste de 33,23% para professores da rede pública de educação básica. A portaria, assinada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, e pelo presidente Jair Bolsonaro, eleva de R$ 2.886 para R$ 3.845 o piso salarial nacional da categoria.

Além do reajuste, foram lançados no evento dois editais com a oferta de 168 mil vagas em cursos de graduação e pós-graduação para formação de professores. O primeiro é o da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o segundo edital é do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

Piso
O piso se aplica a profissionais com formação em magistério em nível médio - vinculados a instituições de ensino infantil, fundamental e médio das redes federal, estadual e municipal - que têm carga horária de trabalho de 40 horas semanais. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a medida abrange professores, diretores, coordenadores, inspetores, supervisores, orientadores e planejadores escolares em início de carreira. Segundo o Ministério da Educação (MEC), mais de 1,7 milhão de profissionais serão impactados.

O reajuste está previsto em lei de 2008. Segundo o texto, o valor mínimo para os docentes da educação básica deve ser reajustado anualmente em janeiro. Segundo entendimento da CNTE e do governo federal, o reajuste é automático e deverá constar do salário referente ao mês de janeiro, a ser pago em fevereiro. Mas na prática não deve ser assim já que os municípios têm alegado dificuldades financeiras para arcar com esse reajuste.

Divergências

Um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro adiantar o valor de reajuste do piso, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) criticou a medida afirmando que o Executivo federal coloca “em primeiro lugar uma disputa eleitoral” e joga a educação “pelo ralo".


FonTe: JC




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


J. Cícero Alves

07/02/2022 - 16:44:18

A concessão desse reajuste salarial aos professores, embora tenha certamente caráter eleitoreiro, é merecida pelo trabalho produtivo e valoroso dessa categoria de profissionais tão importantes na formação de cidadãos e tão essenciais para o desenvolvimento da sociedade como um todo.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3325889
Usuários Online: 296
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!