Como forma de “comemorar” o Dia do Aposentado, celebrado no dia 24 de janeiro, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) relembrou os “retrocessos” vividos, principalmente pelos servidores públicos. Em Sergipe, o parlamentar apontou o desconto de 14% dos proventos para quem recebe a partir de um salário-mínimo “sem qualquer escalonamento”.
Segundo Iran Barbosa, é “muito importante rememorar”. Por isso, ele detalhou em uma postagem nas redes sociais os pontos que considera como significativos diante das mudanças ocorridas com a aprovação da Reforma da Previdência – tanto na esfera federal como na estadual.
Para Iran, a Reforma Previdenciária “destruiu o direito à aposentadoria”. “O primeiro grande retrocesso imposto ao povo brasileiro, poucos meses após a ascensão fascista ao Governo Federal, foi a aprovação da reforma, que em verdade destruiu o direito à aposentadoria, dificultado o acesso aos benefícios pelos mais pobres, enquanto manteve os privilégios de poucos”, registrou.
Em Sergipe
Logo após opinar sobre a situação da reforma na esfera federal, Iran Barbosa também considerou o cenário em Sergipe. “O governo estadual optou por ir além. Já nos últimos dias de 2019, encaminhou à Assembleia, sem qualquer discussão prévia com a sociedade e os servidores, um projeto que anulou direitos como aposentadoria por tempo de contribuição e o regime de previdência do magistério”, contou.
Segundo Iran, o governo “manteve os absurdos auxílios e subsídios dos altos cargos da administração estadual, enquanto aumentou desproporcionalmente a contribuição de todos os servidores, estendendo a quem ganha a partir de um salário-mínimo o confisco de 14% dos proventos, sem qualquer escalonamento”. O parlamentar reforçou ainda que foi o único a votar na Assembleia contra as propostas da reforma. “É sempre bom reforçar: não me omiti em nenhuma votação e votei contrariamente em todas. O resgate dos fatos nos permite separar o joio do trigo e a diferenciar quem são os aliados e os adversários da classe trabalhadora, no Brasil e em Sergipe”, disse.
Por fim, Iran frisou que segue lutando na Assembleia. “Contra o confisco dos servidores aposentados sergipanos e pelo direito fundamental à aposentadoria digna de todos e todas que dedicaram ao trabalho. Viva a resistência e a luta dos aposentados e aposentadas!”, concluiu.
|Por Mayusane Matsunae
||Foto: Divulgação