O deputado estadual Francisco Gualberto anunciou ontem que pretende deixar o Partido dos Trabalhadores de Sergipe assim que for aberta a janela para a troca – troca de agremiação política. “Eu fui convidado a me filiar ao PCdoB, PDT e PSD. Optei pelo PSD, que é o partido do governador Belivaldo Chagas.
Trata-se de um partido do bloco que foi constituído pelo ex-governador Marcelo Déda. Então, sairei do PT em março, aproveitando a janela, mas ficarei no mesmo bloco liderado hoje por Belivaldo”, declarou, acrescentando que “estou no PT porque a lei exige isso”. Legislação em vigor proíbe mudar de partido sem acordo prévio e abre janela para isso em março próximo. Trocar de partido fora do prazo da janela poderá causar a perda do mandato.
Gualberto, que disse ainda estar há mais de dois anos sem participar do PT, inclusive das discussões internas, revelou que será candidato a deputado federal pelo PSD. O parlamentar está no exercício do seu quinto mandato como deputado estadual. Antes disso, foi eleito vereador pelo PT em Aracaju, no final da década de 1990.
Ele era primeiro suplente de deputado e assumiu. Consultado, o presidente do PT de Sergipe, deputado federal João Daniel, informou que (Gulaberto) “nunca nos comunicou, apenas ouço falar. Queremos que todos fiquem no PT, mas quem não se sentir bem, fique à vontade, não criaremos problemas”.
Fonte: JC