Ao longo de 2019 o Partido dos Trabalhadores (PT) ensaiou, mas não confirmou. Em janeiro de 2020, ainda estando com espaços na gestão de Edvaldo Nogueira (PDT) na Prefeitura de Aracaju, o partido decide lançar Márcio Macedo para o confronto. Faltavam 10 meses para uma eleição que ainda não havia sofrido o impacto da pandemia em seu calendário.
Não bastasse o rompimento em ano eleitoral, sem motivo real e aparente, veio a pandemia e mudou o planejamento de todos os candidatos. Atividades em grupo, nas ruas ou em local fechado estavam proibidas. Falar em interesse eleitoral diante do luto das famílias, do desespero de trabalhadores e empresários era abominável. Ficou difícil tentar desconstruir a sólida imagem de bom gestor que Edvaldo adquiriu.
Márcio Macedo não tinha mandato, vinha de duas derrotas eleitorais, uma quando tentou a reeleição para a Câmara Federal em 2014 e depois em 2018. Sem boa pontuação nas pesquisas, os recursos do fundo eleitoral foram moderados e, para piorar a situação, ele não conseguiu tirar de Edvaldo Nogueira o espólio das gestões petistas iniciadas com Déda, em 2000, na capital. Amargou a quarta colocação.
Chegamos a 2021 com novo rompimento. O PT deixa o grupo governista, mesmo tendo a vice-governadora Eliane Aquino no mandato. Além das declarações dadas recentemente ao Jornal da Fan, Rogério Carvalho, durante esta semana, voltou a confirmar suas pretensões ao fazer postagem polêmica. "Não vou mendigar candidatura", escreveu em suas redes sociais.
A pré-campanha já começou. O bom jogador Rogério Carvalho está com mandato e tem boa projeção local e nacional. O senador conseguiu volume de emendas com as quais projeta sua imagem e busca alianças. Ao longo das eleições que disputou, Rogério nunca colou sua imagem em Déda, tem voo próprio. Em 2022 estará mais próximo de Lula do que as próprias costelas do ex-presidente. Ele sabe fazer campanha de rua, tem boa imagem, bom discurso e é habilidoso. Esses são fatos que deixam os dois pleitos, 2020 e 2022, com diferenças reais na condução da campanha do PT.
Qual será a reação do eleitorado diante de um ex-aliado que saiu do grupo governista acusando Belivaldo de falta de planejamento e de ter deixado Sergipe paralisado? Vai colar? Esperemos mais uns meses para saber.
NOTAS DA SEMANA
Outro nome do PT quer o Senado
Chega a informação de que não só Márcio Macedo vislumbrou a possibilidade de mudar a estratégia deixando a candidatura a deputado federal de lado para disputar a vaga do Senado. A vice-governadora Eliane Aquino pode tomar a mesma decisão nas próximas semanas. Segundo uma fonte petista, ela foi incentivada pelo ex-presidente Lula durante encontros em Brasília esta semana.
Jefferson Lima para federal
Militantes do Movimento Negro estão motivando o presidente do PT em Aracaju, Jefferson Lima, a tentar uma vaga para deputado federal. Jefferson é suplente de vereador em Aracaju. O partido estaria mirando a nova regra para distribuição do fundo eleitoral, quando os votos em negros e mulheres terão impacto.
AM e FM em São Domingos
A sintonia entre André Moura e Fábio Mitidieri permanece a mesma. Os dois estiveram ontem em São Domingos, no Agreste sergipano. Foram à feira e comeram pastel, programa bem eleitoral. Na cidade, rodaram acompanhados do prefeito Binho, do ex-prefeito Pedrinho do PT, do ex-deputado estadual Venâncio Fonseca e de lideranças locais.
Emendas participativas
O senador Alessandro Vieira (Cidadania) está coletando opinião para definir a destinação de emendas parlamentares. A iniciativa foi tomada desde o primeiro ano do mandato em 2019. A pessoa interessada em opinar faz um cadastro com nome, CPF, e-mail, telefone e outros dados e escolhe a destinação de milhões em uma lista pré elaborada. Veja os detalhes clicado aqui.
Belivaldo confirma exclusiva da Domingueira
Na semana passada, a coluna trouxe com exclusividade a informação de que as reuniões dos dias 9 e 16 para iniciar diálogo rumo a definição da chapa governista foram adiadas. Belivaldo confirmou a informação na quinta-feira em entrevista ao Jornal da Fan e afirmou que tudo pode ficar para 2022.
Nos bastidores o nome de Ulices
Após a decisão de Belivaldo em postergar as reuniões e possível decisão, os bastidores da política voltaram a fervilhar com um possível favorecimento para o conselheiro do TCE Ulices Andrade. Será?
Mitidieri se mostra tranquilo
O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), pré-candidato ao governo de Sergipe, tem se mostrado tranquilo quanto à decisão de adiar a reunião. Continua a agenda com a mesma intensidade e mantém constantemente diálogo com prefeitos e Lideranças que defendem seu nome para sucessão de Belivaldo.
Laércio surpreende Segundo alguns prefeitos, o deputado federal Laércio Oliveira (PP) tem deixado uma excelente impressão nas visitas que tem feito às cidades sergipanas. O parlamentar tem apresentado sua visão sobre o Estado e perspectivas de desenvolvimento. Laércio já visitou 53 cidades e nestes encontros ele também conversa com lideranças para compreender as necessidades de cada região. "Seu vasto conhecimento tem chamado a atenção", diz uma liderança. Nesse período ninguém quer se comprometer.