O ex-deputado estadual de seis mandatos e atual diretor de Assuntos Institucionais do Poder Legislativo do Estado de Sergipe, Venâncio Fonseca, PSC, 65 anos, disse nesta quarta-feira, 4, que um representante da sua família poderá disputar uma vaga na Alese no ano que vem.
“Ou eu ou Luiz Fonseca. Mais lá na frente, quando sair a nova regra do jogo eleitoral, vamos analisar para ver como fica isso. Mas está parcialmente decidido que os Fonseca terão um candidato a deputado estadual”, disse ele a esta Coluna Aparte.
Além dos seis mandatos de deputado estadual que teve, Venâncio Fonseca foi secretário de Estado por duas vezes - de Indústria e Comércio, no primeiro Governo de João Alves Filho, e Justiça, no de Antônio Carlos Valadares -, mas em 2018 não conseguiu, com os 14.140 votos obtidos, carimbar um sétimo. “Faltou voto”, define.
Venâncio Fonseca admite que hoje, do lado de fora, haveria cerca de 18 nomes fortes batendo à porta de uma possibilidade de entrar na Alese em 2022. “Pode ser até mais. Mas sempre teve”, diz ele.
Para Venâncio Fonseca, se o deputado Luciano Bispo for candidato a vice-governador isso não lhe facilitará nada. “Se for a vice, Luciano deve ter o candidato dele a deputado”, diz Venâncio, que chegou a presidir a Assembleia durante uma legislatura que coincidiu com o mandato de Albano Franco governador.
Foto: Jadilson Simões / Alese