Em entrevista exclusiva à Tribuna Cultural, o presidente do Diretório Estadual do Democracia Cristã (DC), Airton Costa, bem taxativo nas suas respostas, disse que o governador do Estado, Belivaldo Chagas e esse grupo político que está aí, já perdeu o prazo de validade. “Sergipe é um Estado extremamente rico e seu povo passa por muitas dificuldades, somos o 5º maior produtor de petróleo do Brasil e o governo não tem uma Secretaria de Energia para explorar essa riqueza”, destacou.
Para Airton, o DC está se organizando em Sergipe e no Brasil e poderá lançar candidatura própria ao Governo do Estado e a presidente da República.
Tribuna Cultural - Como está o Democracia Cristã (DC) em Sergipe?
Airton Costa - O DC vem se fortalecendo a cada dia no Estado e no Brasil. Estamos procurando montar uma forte chapa de pré-candidatos a Deputado Federal e Deputado Estadual e provavelmente teremos pré-candidatura própria para governador e Senador.
Tribuna Cultural - Como o senhor vê o atual quadro politico nacional?
Airton Costa - Olha, estamos vivendo uma situação das mais difíceis no país. Desde do governo FHC e passando pelo governo do PT, Temer e agora Bolsonaro, nunca na história vivenciamos uma crise de tamanha proporção. Nossas indústrias estão sendo sucateadas; o poder de compra das famílias brasileiras, cada vez mais reduzido. Nosso PIB está estagnado, pagamos ao ano a bancos e especuladores só de juros cerca 600 Bilhões. O Brasil tem hoje cerca de 14 milhões de desempregados. Temos que virar esse jogo.
Tribuna Cultural- Sobre a recente aprovação pelo Congresso Nacional do aumento do Fundo Eleitoral para 2022. O que o DC acha?
Airton Costa - Bem esse Fundo Eleitoral foi criado para acabar com o caixa dois das empresas e da corrupção que existia nas campanhas eleitorais. Agora acho imoral que esse aumento e um tanto desproporcional, ainda mais agora com uma pandemia que o povo passa por sérias dificuldades. O Bolsonaro tem o dever moral de vetar.
Tribuna Cultural - Sobre o voto impresso, qual a posição do DC Sergipe?
Airton Costa – Veja, o voto eletrônico é o mais seguro do mundo. Ninguém provou que não é. Inclusive Bolsonaro foi eleito em vários mandatos pelo voto eletrônico. Agora o DC acha que temos que ter o voto eletrônico aditável.
Tribuna Cultural - Como o senhor avalia o governo Belivaldo Chagas?
Airton Costa - Esse grupo que está aí, em minha opinião, já perdeu o prazo de validade. Sergipe é um Estado extremamente rico e seu povo passa por muitas dificuldades. Somos o 5º maior produtor de petróleo do Brasil e o governo não tem uma Secretaria de Energia para explorar essa riqueza.
Tribuna Cultural- DC terá pré-candidatura própria a Presidência da República?
Airton Costa - Sim. Nosso pré-candidato e nosso presidente nacional, José Maria Eymael, que foi um dos melhores constituintes do país.
Tribuna Cultural - Sobre a pandemia qual é a sua avaliação?
Airton Costa - Acho que tivemos vários problemas no enfrentamento da pandemia. O Governo Federal batendo cabeça com os governadores e o povo morrendo aos montes. E agora, com a CPI da pandemia, foi divulgada as corrupções na compra de vacinas pelo Ministério da Saúde. E aqui, o DC aproveita para prestar sua solidariedade às famílias que perderam seus parentes e amigos para a Covid.
Tribuna Cultural - Quantos diretórios o DC está organizado em Sergipe?
Airton Costa - Estamos com vários municípios com executiva provisória já organizada a exemplo de Itabaiana, Lagarto, Aracaju, Estância, Santo Amaro e por aí vai. Estamos trabalhando para até dezembro formar em 50% das cidades de Sergipe.
Tribuna Cultural - Quais os nomes que o DC tem para a chapa majoritária?
Airton Costa – Veja, tenho conversado com várias lideranças no Estado, a exemplo de Ivan Leite, Emanuel Cacho, Dr. António Cláudio, Teixeira Caminhões e varias outras. Iremos decidir isso até o final do Ano.
Tribuna Cultural - Suas considerações finais.
Airton Costa - Primeiro quero agradecer a Tribuna Cultural, esse espaço que me cedeu, e estamos sempre à disposição. O DC vai para as eleições de 2022 como a verdadeira terceira via no Brasil e em Sergipe. Obrigado!