O deputado federal Bosco Costa (PL) afirmou que o projeto do Canal de Xingó está acima de qualquer outro, em Sergipe. Ele fez a declaração em nome de todos parlamentares presentes na solenidade de ordem de serviços, que está acontecendo nesta sexta-feira (23), na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), na capital.
“Entendo que hoje a necessidade do Brasil é recursos da vacina para salvar vidas. Mas, para o estado de Sergipe, em termos de projeto, de infraestrutura, o Canal de Xingó está acima de qualquer outro projeto”, ressaltou o deputado.
Na oportunidade, ele ainda elogiou o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e, principalmente, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que estava presente no evento para emitir a ordem de serviço. Bosco também frisou o papel da gestão no compromisso de início e conclusão da obra, que deve ter projeto entregue em 400 dias.
A ordem de serviço é para a elaboração do projeto executivo dos primeiros 50 km do Canal de Xingó, correspondentes ao Lote I da Fase I. A Fase I é dividida em duas partes e tem extensão total de 114 km, com captação no Reservatório de Paulo Afonso IV e extensão até o local do antigo Reservatório R-5, em Poço Redondo.
Além dos deputados, estão presentes no ato de assinatura o ministro Rogério Marinho, o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, e o superintendente regional da Codevasf de Sergipe, Marcos Alves Filho.