Em entrevista ao Jornal da Fan FM da manhã desta quinta-feira, 18, o atual prefeito do município de Estância, Gilson Andrade (PSD) falou sobre o processo até sua reeleição em 2020, e comentou sobre o rompimento com o ex-prefeito Ivan Leite (PRD), seu antigo aliado, que na ocasião declarou apoio ao pré-candidato pelo Psol, Márcio Souza. Na opinião de Gilson, essa formação de um novo agrupamento dentro do município por parte de Ivan Leite teve caráter muito egoísta e foi tomado por falta de diálogo.
Gilson foi cuidadoso ao falar sobre sua possível candidatura a deputado estadual em 2022. Diante da pandemia, ele acredita que este não é o momento, mas confirmou que deve ser candidato a uma vaga na Câmara Federal.
"Se o partido topar, o grupo e a cidade abraçarem o projeto, serei candidato", afirmou.
No ano passado, Gilson Andrade, que já foi vice-prefeito de Ivan em 2004, e eleito prefeito em 2016 tinha como vice-prefeita a professora Adriana Leite (PRB), esposa de Ivan. Ele lembrou que não teria nenhuma restrição em mantê-la como sua aliada na campanha de reeleição de 2020, porém, segundo ele, não houve resposta de Adriana quanto à opupação do cargo, e posteriormente Gilson anunciou o vereador André Graça como seu vice.
O próprio Ivan Leite declarou durante entrevista no ano passado que sua companheira, Adriana Leite, é quem não mais queria ser candidata a vice-prefeita de Gilson, e que por isso, apesar das intenções do atual prefeito de estabelecer aliança, ele não teria dado retorno quanto a uma possível união.
O motivo desse rompimento estaria ligado ao fato de que em três anos e meio de gestão, Adriana, enquanto vice-prefeita de Gilson, só teria assumido a prefeitura por 15 dias, e quando fez isso, a decisão que tomou sobre a escola cívico-militar, foi anulada pelo prefeito ao retornar ao cargo.
"Nós buscamos outros caminhos e possibilidades, ele (Ivan Leite) queria impor algumas situações para o município e sua gestão, jogou muito baixo durante todo o processo eleitoral, mas toda a população entendeu nosso compromisso com a cidade, e apesar desse time que foi montado a qualquer custo para me derrubar, o resultado me surpreendeu", expressou Gilson.
No tocante à possibilidade do lançamento como Deputado Estadual pelo PSD, Gilson afirmou que caso seja prioridade para seu partido, a candidatura pode tornar-se realidade. "O futuro a Deus pertence, meu compromisso agora é com a gestão da prefeitura", finalizou.