O ex-prefeito do município de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, em entrevista ao Jornal da Fan, da rádio Fan FM, na manhã da última sexta-feira, 26, fez um balanço sobre seus oito anos de gestão no município e reafirmou que os caminhos estão abertos para 2022. Além disso, Valmir detalhou que está buscando provar sua inocência nos processo judiciais desde 2018.
Valmir de Francisquinho ficou preso por 15 dias em novembro de 2018. Ele foi levado para o Presídio Militar, juntamente com o secretário de Agricultura, Erotildes José de Jesus, no dia 7 de novembro durante a Operação Abate Final.
O ex-gestor foi indiciado por cobrança indevida de tributos e associação criminosa. Ele afirma que sua prisão foi provocada por poderosos, mas preferiu não citar nomes. “Eu estou com a consciência limpa, minha vida é como sempre foi. O povo entendeu e sabe, fomos recebidos com uma das maiores manifestações públicas do estado assim que voltei para Itabaiana após a minha prisão”.
Emocionado, Valmir garantiu que possui convicção que está tudo provado através dos autos processuais. “Acredito 100% na inocência de todos nós e na decisão favorável da justiça”, relatou.
Sobre os seus oito anos de mandato na cidade, Valmir revela que houve um avanço em diversos setores de Itabaiana e que a gestão foi um exemplo para o estado de Sergipe e para todo o Brasil.
“Todas as áreas melhoraram. Entendemos que nós conseguimos melhorar 90% dos problemas da cidade. Itabaiana tinha um déficit de 33 milhões de reais, os professores possuíam três meses de salários atrasados e os servidores não recebiam há quatro meses. Adotamos uma política de pagar até o dia 22 de todo mês. Tivemos investimentos em obras, na saúde. Nossa gestão ficou feliz em contribuir com a qualidade de vida do nosso povo”, explicou Valmir.
Questionado sobre a quantidade de prefeitos aliados ao seu grupo, Valmir foi esperto e não quis detalhar. “Deixe os prefeitos navegarem (risos)”, disse. Valmir contou também que vários candidatos apoiados por ele foram eleitos no estado, concluindo que a eleição de 2020 foi extremamente favorável. O candidato apoiado por ele em Itabaiana, Adailton Sousa (PL) foi eleito com 28.853 votos, 53,22% do total.
Sobre 2022, Valmir preferiu ser cauteloso. Ele não disse qual cargo deve disputar, mas adiantou que deve ser candidato no próximo ano. “Agora é hora de conversar, organizar a vida. No tempo certo as coisas acontecem. Eu acho que Sergipe deve ser exemplo para o país”, afirmou. Valmir falou sobre possível apoio às candidaturas de governo de Fábio Mitidieri e Ulices Andrade. “Na prática, qualquer caminho é possível no momento”, finalizou Valmir de Francisquinho.