Na última quinta-feira, 25, a prefeita de Riachão do Dantas, Simone Andrade (PSD), assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do município. A solenidade ocorreu no gabinete da reitora pro-tempore da instituição, Dra. Liliádia Barreto.
Com isso, pesquisadores da UFS estão autorizados a iniciarem estudos nas diversas áreas do município, que servirão de base para que a gestão municipal possa identificar as prioridades e carências da população e, consequentemente, implementar melhorias e investimentos estratégicos.
Procurado pelo Portal Lagartense, o estatístico da Prefeitura de Riachão do Dantas, Ralbert Menezes, ressaltou os estudos a serem feitos pelos pesquisadores ajudarão o Município a desenvolver políticas públicas capazes de melhorar a educação e fomentar o empreendedorismo e a agricultura.
“Com essa parceria, teremos uma gestão mais estratégica, mais orientada e mais ordenada. Porque quando se trata com dados, você consegue maior confiabilidade e um melhor direcionamento na tomada de decisões. Então estamos trazendo o suporte universitário para dentro da administração pública, de modo que auxilie nas tomadas de decisões por parte da prefeita Simone”, destacou Menezes.
Ele ainda ressaltou que o acordo também levará melhorias para a saúde riachãoense. “Nesse acordo, a UFS levará estagiários dos cursos ministrados no campus Lagarto para fazerem seus serviços em Riachão do Dantas e, consequentemente, desenvolverem pesquisas científicas voltadas à saúde no município”, pontuou.
Já a prefeita Simone Andrade disse que a assinatura do acordo marcou o início de uma etapa inovadora da sua gestão. “Essa cooperação trará iniciativas para melhorar nossos indicadores e o desenvolvimento da nossa cidade”, comentou a prefeita que ainda se disse comprometida em fazer uma “gestão pública com ética, humanização, transparência e desenvolvimento socioeconômico”.