Lamentavelmente são inúmeras as reclamações contra o fornecimento de água e o serviço prestado pela Companhia de Saneamento de Sergipe - DESO neste Estado. A cidade vizinha de Santa Luzia do Itanhy, por exemplo, vive passando por alguns transtornos com referência ao assunto água, que tem a DESO como autarquia pública que presta serviço naquela cidade histórica.
Na cidade de Estância, que tem a sua própria fornecedora de água potável, que é o Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE, não tem tanto problema assim porque alguns consumidores, quando sofrem a falta de água, recorrem mesmo ao escritório do SAAE porque funciona na mesma cidade onde a empresa pública estar instalada.
Mas não é somente o SAAE que realiza esse trabalho na cidade de Estância. Na zona litorânea deste município, quem tem a incumbência de fornecer água tratada para os moradores daquela região, é justamente a DESO, com isso, os habitantes do Abaís, Saco Porto do Mato e adjacências, passam por um contratempo muito sério, quando é para fazer alguma reclamação ou resolver outro assunto burocrático perante a empresa DESO, ou seja, a Companhia não tem nenhum escritório nem na sede do município e nem tão pouco nessa região. Aí fica difícil!
Preocupado e sensibilizado com a situação dos moradores da zona litorânea de Estância, lugar que também o jovem vereador, conhecido por Evandro da Praia (PSOL), reside, ele apresentou nesta terça-feira, 9, na sessão da Câmara de Vereadores, um requerimento, pedindo providência urgente à DESO, para que seja implantada uma unidade do seu escritório naquela localidade, afim de melhorar o atendimento dos consumidores.
Durante o seu pronunciamento, o vereador Evandro da Praia lembrou que o fornecimento da água na sede do município é feito pelo SAAE, que deveria também fornecer para as praias. “O problema maior, é que os moradores, quando precisam resolver algum problema, tem que ir às cidades de Itaporanga d’Ajuda e Aracaju, e isso causam muitos transtornos para todos nós”, destacou.
Por Magno de Jesus/ A Tribuna Cultural
Com informação da Ascom/CVE