O prefeito de Moita Bonita, Dr. Vagner (PSB), foi mais um a ‘furar a fila’ e se vacinar contra a covid-19 em Sergipe. O gestor do município do Agreste Central sergipano causou polêmica ao ser imunizado e veio a público se explicar sobre o ocorrido. Vagner tem 49 anos, e a cidade recebeu 57 doses da vacina.
Vagner justificou em um vídeo, afirmando que é médico e profissional da saúde, mas disse também não ter trabalhado diretamente com a covid-19. “Fui vacinado porque faço parte do protocolo do município, que inicialmente seria para os profissionais de saúde, dando prioridade àqueles que trabalham diretamente com a covid, e com idosos que vivem em asilos”, disse Dr. Vagner.
“Como em Moita Bonita não temos idosos que vivem nestas condições, o protocolo local é para profissionais da saúde que trabalham diretamente com covid, e os outros profissionais da saúde do município. Eu, como médico, sou profissional da saúde, atuo em Moita Bonita e outros municípios, e faço parte deste protocolo. E além de ser profissional de saúde, dentre aqueles que não trabalham diretamente com covid, sou cardiopata e faço uso de marca-passo”, acrescentou.
O prefeito de Moita Bonita ainda completou dizendo que “além de ser um profissional de saúde, ter uma comorbidade e fazer parte do protocolo, sou prefeito do município. Mas a qualidade de estar prefeito não me tira o direito de cuidar da minha saúde, estando dentro do protocolo local para vacinação”.
A vacinação em Moita Bonita começou na última terça-feira (19). Na ocasião. Dr. Vagner publicou um vídeo em suas redes sociais mostrando a primeira imunizada da cidade e exaltando o início do programa. O que não se esperava era que, após o registro, ele seria um dos próximos.
“Dia 19 de janeiro de 2021. Iniciamos hoje aqui em Moita Bonita a vacinação contra a covid-19. Espero que a partir de agora, em terras moitenses, sergipanas, no Brasil e em todo o mundo, iniciemos verdadeiramente a erradicação dessa doença, dessa pandemia que há muitos meses vem destruindo os relacionamentos entre pessoas. Com este ato, iniciamos a vacinação da covid-19 em Moita Bonita”, disse o prefeito.
Segundo caso em Sergipe
O caso de Dr. Vagner é o segundo em Sergipe. No começo da vacinação em Itabi, o prefeito Júnior de Amynthas (DEM) também foi imunizado. Ele tem 46 anos e não faz parte de grupo nesta primeira fase da vacinação, mas se justificou afirmando que foi uma tentativa de encorajar a população.
Para o Ministério da Saúde, não há uma ilegalidade no ato em si. O parecer técnico da pasta define que cada estado trace seus planos, e não exige uma priorização padrão de cada grupo. Segundo o Plano de Vacinação em Sergipe, a primeira fase engloba: trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 60 anos que vivem em locais institucionalizados (como asilos) e indígenas aldeados.