A vacinação do prefeito de Itabi, Júnior de Amintas na manhã desta terça-feira, 19, causou repercussão nas redes sociais. O fato chamou atenção porque o prefeito não é do grupo de risco e nem faz parte do público alvo dessa fase inicial da imunização contra a Covid-19. O gestor se defendeu e disse que a imunização aconteceu como “um ato de demonstração de segurança, legitimidade e eficácia da vacina”. O fato será investigado pelo Ministério Público do Estado de Sergipe.
De acordo com a nota de esclarecimento assinada pela Secretaria Municipal da Saúde de Itabi e publicada pelo prefeito em seu perfil pessoal no instagram, a imunização de Júnior Amintas não teve caráter político, mas aconteceu como forma de incentivar a população Itabiense a vacinar-se, já que algumas pessoas encontram-se receosas em relação à vacina. Segundo a nota, na ocasião também foram imunizadas uma profissional da equipe de vacinação do município, uma pessoa com comorbidades e um médico.
A secretaria também mencionou que a situação foi interpretada de maneira equivocada, já que em outros municípios a mesma coisa está acontecendo, embora não seja registrado.
O Ministério Público Estadual (MPE) informou que a Promotoria de Justiça de Itabi já tomou conhecimento da situação e que um procedimento será instaurado para apuração dos fatos.