A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) revelou-se otimista com o investimento da ordem de 2 bilhões de dólares anunciado pela Petrobras para exploração das reservas de petróleo e gás em águas profundas do litoral sergipano. O projeto, previsto no planejamento estratégico da empresa para o período 2021 a 2025.
O valor a ser investido já foi aprovado pelo Conselho de Administração da Companhia. “É, sem dúvida, uma notícia alvissareira para o Estado de Sergipe e para os sergipanos que sonham com os efeitos positivos da exploração dessas reservas em águas profundas em nosso litoral”, disse Maria.
Para a senadora, a diretoria da empresa tem sido assertiva ao adotar medidas estratégicas menos danosas, considerando o frágil momento econômico pelo qual passa o país. “Como bem disse o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, ‘um momento de capital escasso e para ter acesso a ele, tem que haver uma competição forte entre projetos. Somente aqueles que geram valor, que apresentam retorno maior que o custo do capital, merecem aprovação’”, salientou a democrata.
De acordo com informação divulgada pelo Governo estadual, a manutenção do projeto Sergipe Águas Profundas contou com a ação efetiva do Executivo que manteve tratativas permanentes no intuito de reverter a decisão divulgada em setembro sobre a possível retirada das áreas sergipanas de sua pauta de investimentos.
Além de abrir diálogo com a empresa, de acordo com a assessoria de comunicação, o Governo manteve contato com o Ministério de Minas e Energia (MME) e com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). “Importantíssima essa abertura de conversa, pois todos saem ganhando. Investimentos dessa monta são extremamente importantes para o nosso Estado”, destacou Maria do Carmo.