A corrida sucessória no município de Tobias Barreto, no Sul de Sergipe, apresenta uma série de pontos favoráveis para o candidato Diógenes Almeida, MDB, prefeito da cidade e que vai à disputa pela reeleição, segundo pesquisa feita no município pelo Instituto Alvo.
Para começo de conversa, o eleitorado de Tobias Barreto faz com que a preferência de Diógenes Almeida supere os demais três candidatos juntos - Dilson de Agripino, Cidadania, Magno de Araújo, PV, e Disnei Viana, PP -, e ainda sobre uma média superior a 11 pontos percentuais. Isso nos questionários estimulado e espontâneo.
Pela modalidade estimulada - aquela em que se apresentam os nomes dos candidatos e pergunta-se em quem o entrevistado gostaria de votar -, a preferência pelo nome do candidato Diógenes Almeida foi de 48,25%.
A segunda opção recaiu sobre o candidato Dilson de Agripino, com 32,50%. A seguir veio Magno Araújo, com 3,50%, e em quarto lugar ficou Disnei Viana, com 2,50%. Nesta modalidade ainda há 7,25% de tobienses indecisos, 3,25% dispostos a votar nulo ou branco e 2,75% que não souberam ou não quiseram responder.
Nesta modalidade estimulada, o candidato Diógenes Almeida tem uma vantagem de 9,75 pontos percentuais sobre o bloco composto por Dilson, Magno Araújo e Disnei Viana. Se a contabilidade for somente sobre Dilson, Diógenes está na frente15,75%.
Levando-se em conta que esta pesquisa do Instituto Alvo tem margem de erro de 4,88% para mais ou para menos, a vantagem de Diógenes sobre seu principal oponente -15,75% - está bem acima e é hipoteticamente difícil de ser suprimida até o dia 15 de novembro.
Dilson de Agripino: uma distância difícil de reparar até 15 de novembro
Pela modalidade espontânea - aquela em que não se apresentam os nomes dos candidatos e pergunta-se em quem o entrevistado gostaria de votar -, Diógenes é o preferido de 47,25% dos tobienses e Dilson de Agripino, de 30,75%.
Nesta questão, Magno Araújo tem apenas 2% e Disnei, 1,25%. Aqui são 10,25% de indecisos, 4,50% dos que não souberam ou não quiseram responder e 4% dispostos a votar em branco ou a anular.
Nesta modalidade espontânea, a vantagem de Diógenes Almeida sobre o bloco dos seus três competidores é de 13,25 pontos percentuais. Quando é medida somente sobre Dilson de Agripino, a frente fica em 16,50 pontos.
Na série de outros dados favoráveis ao candidato Diógenes Almeida revelados pela sondagem do Instituto Alvo, está a rejeição à pessoa dele. Apesar de liderar positivamente com vantagem a pesquisa no aspecto intenção de voto, a rejeição maior não recai sobre ele.
Isso fica com Dilson de Agripino, com 5 pontos a mais. Nada menos do que 26,25% dos eleitores de Tobias Barreto disseram que não votariam jamais em Dilson para prefeito da cidade. Disseram isso em relação a Diógenes, 21,25%.
Magno Araújo é rejeitado por 14,50% dos pesquisados e Disnei Viana, por 12,50%. A essa questão, 22,50% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder e 3% não votariam branco ou nulo.
Em favor de Diógenes Almeida há, ainda, a avaliação positiva do Governo que ele desenvolve no município há quase quatro anos - desde o dia 1º de janeiro de 2017. São 68% de aprovação distribuídos entre os conceitos bom – 46,75% - e ótimo - 21,25%.
Apenas 11,25% consideram péssima a gestão praticada por ele, e 7,75%, como ruim. Ou seja, 19% têm como reprovável o modo de ele administrar. Outros 11,75% viram como regular.
O Instituto Alvo entrevistou presencial e individualmente 400 eleitores de Tobias Barreto nos dias 29 e 30 de outubro de 2020, na quinta e sexta-feiras da semana passada.
O intervalo de confiança dessa pesquisa é de 95% e ela tem registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo de número SE-00952/2020. Foi contratada pelo Portal JLPolítica.