O Instituto Dataplan realizou pesquisa eleitoral estimulada em Frei Paulo nos dias 06 e 07 deste mês e detectou que o candidato Anderson de Zé das Canas é o primeiro colocado, com 46,6%, na disputa pela Prefeitura local. Como segunda colocada na consulta popular está a candidata Ducelina Oliveira, com 36,9%. Nulos e brancos somaram 2,8% e 13,6% não souberam opinar.
Registrada na Justiça Eleitoral sob número SE05868/2020, a pesquisa ouviu 600 eleitores, tem um intervalo de confiabilidade de 95% e uma margem de erro de 3,9%, para mais ou para menos. O perfil da mostra foi elaborado por sexo, faixa etária, escolaridade e renda.
Anderson de Zé das Canas tem a preferência da maioria do eleitorado por sexo e por renda e em todas as faixas etárias, exceto aquelas acima de 60 anos.
Votos válidos
O Dataplan fez uma avaliação com apenas os votos válidos (isolou os brancos, nulos e não sabe) e registrou que Anderson de Zé das Canas seria o vitorioso nas urnas se a eleição fosse agora. Ele atingiria exatos 55,8% dos votos e sua opositora, Ducelina Oliveira, ficaria com 44,2%.
Quem vai vencer?
Há um sentimento em 30,9% do eleitorado de que Anderson sairá das urnas vitorioso. Outros 20,6% avaliam que Ducelina será a vitoriosa. Mas há ainda 0,2% que diz que vencerá quem tiver mais dinheiro. Nulos e brancos somam 1,7% e não sabem 46,6%.
Rejeição
A rejeição de Ducelina é a maior na disputa as Prefeitura de Frei Paulo. Ela atinge 40,1% e a de Anderson chega a 32,4%. O instituto Dataplan detectou ainda que 27,5% não souberam opinar.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, aquela em que o instituto não apresenta nomes aos eleitores, Anderson continua sendo o preferido da população para assumir a Prefeitura. Ele aparece com 39,1% e Ducelina com 28,6%. Nulos e brancos somam 2,5% e não sabem 29,8%.