A vacina chinesa contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan é a mais segura das que estão em desenvolvimento em todo o mundo. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes nesta segunda-feira (19).
Segundo o governador João Doria (PSDB), o medicamento CoronaVac é o mais promissor e o mais avançado no país.
"Os primeiros resultados do estudo clínico comprovam que, entre todas vacinas, a Coronavac é a mais segura e apresenta melhores índices e mais promissores. É, de fato, a vacina mais avançada neste momento", disse.
Pela primeira vez, Dimas Covas, diretor do centro de pesquisa, mostrou comparativo feito entre os estados e reforçou a segurança do remédio, com a menor taxa de efeito adverso.
"A vacina Butantan é a mais segura em termos de efeito colateral e lá [slide mostrado na coletiva] está o comparativo. No total, das 12 mil vacinações, feitas até então, ela tem ocorrência de efeitos, somando tudo em 35%. Nas demais, nenhuma foi inferior a 70%", explicou.
Entre esses voluntários, com idade entre 18 e 59 anos, apenas 35% tiveram reações como dor no local da aplicação ou dor de cabeça. Não há registro de efeito colateral grave durante a testagem.
No Brasil, o antivírus chinês foi testado em 9 mil voluntários, em 16 instituições espalhadas por sete estados. O número deve ser ampliado para 13 mil, após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Imunização obrigatória
Na semana passada, o tucano voltou a reafirmar que a vacinação contra o coronavírus será obrigatória em todo o estado. Apenas pessoas com atestado médico serão liberadas de receber o antivírus.