A Rússia liberou pela primeira vez no último dia 20 imagens até então inéditas ao grande público da detonação da bomba nuclear mais potente já criada no mundo. A Tsar-bomba, uma bomba de hidrogênio RDS 220 foi detonada em um teste em outubro de 1961, na costa da Ilha Severny, perto do oceano Ártico.
A bomba liberou uma energia de cerca de 57 milhões de toneladas de TNT (dinamite convencional) e foi acionada 4.000 metros acima do solo. Nas imagens é possível ver o clarão provocado pela detonação, além de um cogumelo gigante formado pelo aquecimento do ar em seu entorno, tudo isso embalado por uma música de fundo um tanto quanto sinistra.
O vídeo liberado pelos russos tem duração de cerca de 40 minutos, sendo que os primeiros 30 fazem parte da propaganda do programa nuclear soviético já que a concepção do armamento se deu entre 1950 e 1960, durante a corrida armamentista entre EUA e União Soviética. A reportagem de O Tempo fez uma edição com as imagens mais relevantes do material aberto ao público.
VEJA VIDEO: