O alto representante para a Política Externa da União Europeia, Josep Borrell, condenou nesta terça-feira (18) o golpe de Estado em curso no Mali.
"A União Europeia condena veementemente a tentativa de golpe em curso no Mali e rejeita qualquer alteração anticonstitucional.
Isso não pode de forma alguma ser uma resposta à profunda crise sócio-política que atinge Mali há vários meses", escreveu em sua conta no Twitter.
Na nota que acompanha a postagem, a União Europeia informa que "continua a dar todo seu apoio à mediação liderada pela Cedeao" e que continuará a acompanhar e "entender a situação e decidir sobre os próximos passos na ação da comunidade internacional".
"Um resultado consensual, respeitando os princípios constitucionais, o direito internacional e os direitos humanos, é a única forma de evitar a desestabilização não só do Mali, mas de toda a região", diz ainda a entidade.
Já fontes do Conselho de Segurança das Nações Unidas informaram que uma reunião de emergência sobre a crise no país será realizada nesta quarta-feira (19).