O TSUNE já foi ocupado por um restaurante de 400 anos que ficou vazio no início dos anos 1980. Agora tem duas salas e um salão de banquetes e eventos.
“A OKI é a joia das casas antigas”, acrescenta Fernandez.
"Pertenceu a Murakami, um industrial muito rico que fez fortuna produzindo cera japonesa. Oki era a residência principal, então eles fizeram muitos esforços para mostrar seu status. É também uma das residências mais antigas que ainda existem em Ozu."
Uma estadia em uma das casas do castelo custa a partir de 17.000 ienes (US $ 160) por noite.
Enquanto a primeira fase se concentra apenas em quartos de hotel, outros locais serão abertos na segunda fase, incluindo uma microcervejaria.
“Nosso objetivo é identificar casas frágeis, convencer o proprietário a arrendar para nós, envolvê-las nos processos de reforma, encontrar um uso adequado (e um inquilino adequado) e mantê-las por 15 anos”, diz Fernandez.
Após os 15 anos, a casa renovada será devolvida aos proprietários originais para que decidam se continuam a gerir o negócio ou não.
“No final, pretendemos gerar um centro da cidade mais habitável, onde jovens casais decidam se mudar porque têm empregos, bares e cafés onde podem comer, creches que cuidam de seus filhos e casas atraentes para dormir - - e os moradores estão decidindo ficar pelos mesmos motivos ", diz Fernandez.
Para o espanhol, o maior atrativo de Ozu são os elementos contrastantes.
“Há um castelo, templos zen, belos santuários, casas de chá, casas mercantes, residências de samurais, cerâmica, seda, washi japonês e festivais”, diz ele.
"Embora lindo, nenhum deles pode merecer o estrelato, mas o conjunto é charmoso e conveniente - e está embalado a uma curta distância. Parece uma pequena enciclopédia de arte e história japonesas."
Como chegar: Ozu está localizado a cerca de 60 quilômetros de Matsuyama, capital da província de Ehime, e de seu aeroporto.
Os viajantes podem chegar a Ozu (Estação Iyo-Ozu) de Matsuyama de ônibus (cerca de uma hora de carro) ou pelos vários trens JR que levam entre 40 minutos (Trem Expresso Limitado) e 2 horas (Trem Local).
Nos fins de semana, um trem turístico chamado Iyonada Monogatari circula entre as duas cidades, viajando ao longo da costa do Mar Interior de Seto.