Através da Editora Colosso, a professora Eugênia Teixeira, filha do saudoso prefeito de Estância, Raimundinho, lançou esta semana, o seu primeiro livro intitulado “Estanciana, graças a Deus!”. A solenidade no espaço Alquimia Cultural, cujo proprietário é Armando Batalha.
Eugênia Teixeira nasceu no dia 18 de agosto do ano 1941 em seio de clássica família germinada em Estância/SE. Filha de D. Zizi e Raimundo Silveira Souza, descendente de influente genealogia política local.
Tanto seu pai quanto seu avô Leopoldo de Araújo Souza foram Prefeitos que revolucionaram o cenário estanciano pelos exemplos de ética, decência e retidão. Raimundinho, seu pai, era o arquétipo do homem íntegro e vanguardista, sendo considerado o Político do Século XX em Estância.
Na afável esfera doméstica contraiu belo matrimônio com o saudoso José Carlos Teixeira, que foi Deputado Federal, Diretor de Capitação da Caixa Econômica, Sec. da Indústria e Comércio, Sec. de Cultura do Estado, Prefeito de Aracaju e Vice-Governador, vindo a edificar história de honestidade e ínclito espírito público.
Eugênia Teixeira foi protagonista do seu tempo, sendo mulher de posições firmes, sobejamente, no campo da cultura e ambiência coletiva. Jamais ficava à sombra, ao contrário, atuou como Sec. Municipal de Ação Social do Município durante a adm. do seu saudoso esposo. Presidiu a Fundação Cultural de Sergipe, com a garra que sempre lhe foi intrínseca.
Foi a fundadora da OSCIP Viva Estância, onde implementou inúmeros projetos, dentre os quais podemos elencar: Reflorir, Reavivando a Memória, Roda de Leitura, Arte e Cultura na Rua. Ademais, lançou o Boletim Informativo Viva Estância.
Tribuna Cultural