noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Eventos

COLÉGIO INDÍGENA CELEBRA 41 ANOS DE RETOMADA TERRITORIAL A PARTIR DE TERÇA-FEIRA, 8

O Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro é o único do estado voltado exclusivamente para o povo indígena

Publicada em 03/09/20 às 23:03h - 310 visualizações

Cinform


Compartilhe
Compartilhar a noticia COLÉGIO INDÍGENA CELEBRA 41 ANOS DE RETOMADA TERRITORIAL A PARTIR DE TERÇA-FEIRA, 8  Compartilhar a noticia COLÉGIO INDÍGENA CELEBRA 41 ANOS DE RETOMADA TERRITORIAL A PARTIR DE TERÇA-FEIRA, 8  Compartilhar a noticia COLÉGIO INDÍGENA CELEBRA 41 ANOS DE RETOMADA TERRITORIAL A PARTIR DE TERÇA-FEIRA, 8

Link da Notícia:

COLÉGIO INDÍGENA CELEBRA 41 ANOS DE RETOMADA TERRITORIAL A PARTIR DE TERÇA-FEIRA, 8
 (Foto: Divulgação)

De 8 a 10 de setembro, o Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro, localizado na comunidade Ilha de São Pedro, no município de Porto da Folha, realizará mais uma edição do projeto “Fortalecendo as Raízes Xokó”. Pela primeira vez em muitos anos o único colégio indígena de Sergipe fará as celebrações alusivas à independência do povo Xokó por meio do instagram, do canal do youtube Colégio Indígena e da Rádio Comunitária Xokó FM, em virtude das restrições da pandemia do novo coronavírus.

“O Projeto Fortalecendo as Raízes Xokó é permanente e tem por objetivo trabalhar a identidade, a cultura, a história e a espiritualidade do povo Xokó”, relata a coordenadora do colégio, Daniely Silva. Todos os anos, no dia 9 de setembro, os moradores da comunidade se reúnem para comemorar a data mais importante do povo Xokó, cuja celebração se refere à reconquista do território, a qual aconteceu em 9 de setembro de 1979.

Este ano, as comemorações da festa de 41 anos da retomada territorial outrora de posse de fazendeiros acontecerão de forma virtual, quando alunos e professores se organizam para a apresentação nas três plataformas, uma maneira que o colégio encontrou para alcançar não somente os alunos, professores, equipe escolar, colaboradores e comunidade local, como também qualquer pessoa que se interesse pela história do povo Xokó e deseja prestigiar esse momento importante para todos os indígenas da Comunidade Ilha de São Pedro.

A coordenadora Daniely destaca que é por meio do projeto que o colégio anualmente reforça a identidade, a cultura e as danças tradicionais da comunidade e escuta pajés e caciques a respeito desse marco histórico para o povo Xokó.

Programação

Dia 08/09 – Terça-feira:

09h – Vídeo de Abertura

09h30 – Tour Virtual pela Comunidade Xokó

10h – Canto do toré sobre as vestes tradicionais Xokó

14h – Live “41 anos de Retomada do Território Xokó”, com a presença do Cacique Bá e do Pajé Jair

Dia 09/09 – Quarta-Feira:

09h – Apresentação do Cordel sobre a Cerâmica Xokó

10h – A Dança sagrada do Toré

14h – A Pintura Xokó

Dia 10/09 – Quinta-feira:

09h – Homenagem a Frei Enoque

10h – Homenagem ao Nosso Patrono Dom José Brandão de Castro

14h – Homenagem aos artistas que cantam a nossa terra

14h30 – Homenagem às nossas Lideranças – Exposição Virtual


Fonte: SECUD




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3336430
Usuários Online: 17
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!