noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

Esporte

A MEMÓRIA DO CRAQUE DO PASSADO - ANTÔNIO ROSA DE JESUS (VARÃO)

Publicada em 01/09/23 às 12:37h - 236 visualizações

Atribuna Cultural/Fundada em 30 de março de 2001.


Compartilhe
Compartilhar a noticia A MEMÓRIA DO CRAQUE DO PASSADO - ANTÔNIO ROSA DE JESUS (VARÃO)  Compartilhar a noticia A MEMÓRIA DO CRAQUE DO PASSADO - ANTÔNIO ROSA DE JESUS (VARÃO)  Compartilhar a noticia A MEMÓRIA DO CRAQUE DO PASSADO - ANTÔNIO ROSA DE JESUS (VARÃO)

Link da Notícia:

A MEMÓRIA DO CRAQUE DO PASSADO - ANTÔNIO ROSA DE JESUS (VARÃO)
Varão jogou em vários clubes de Estância  (Foto: Atribuna Cultural/DIVULGAÇÃO)

Nascido em Itabaianinha, ele veio pra Estância aos 7 anos de idade. Atuou no Guarany, Estanciano, Bonfim e foi campeão sergipano amador.

O futebol amador do Estado reúne um rico acervo e boas lembranças. Importantes jogadores fizeram história nos gramados da capital e do interior. Hoje, o saudosismo vive na memória dos antigos torcedores e dos familiares que aplaudiam inesquecíveis jogadas.

Nascido no dia 9 de março de 1932, no município de Itabaianinha, Antônio Rosa de Jesus, conhecido como ‘Varão’, foi também importante jogador do futebol sergipano.

O atleta herdou o apelido do pai, Catarino Venâncio de Jesus, que era pescador. Muito dedicado, ele também recebia todo afeto da mãe Otília Venâncio de Jesus.

Aos 7 anos de idade, a família mudou-se para Estância, onde nasceu a paixão de ‘Varão’ pelo futebol.

Garoto esperto, ‘Varão’ gostava de jogar bola com os colegas nos campos de várzea. Com 15 anos de idade, ingressou no Educandário José, onde aprendeu a ler e escrever. Na mesma idade começou a trabalhar como auxiliar de pedreiro. Com muitas atividades, ele arrumava um tempo e saía para jogar futebol com os amigos. Em 1951 foi oficializado pedreiro. Trabalhou nesse ramo por 10 anos na Fábrica de Tecidos Senhor do Bonfim.

Varão foi um dos fundadores do Guarany Esporte Clube, antigo time amador de estância. O atleta viajou muito pelo interior, onde participou de diversos campeonatos. Depois que o clube acabou, foi fundado o Estanciano, onde ele atuou como atacante por muitos anos.

Os antigos torcedores daquele time lembram das façanhas que Varão e seus amigos faziam em campo. No elenco do Estanciano da década de 60, estavam Maurino, Conceição, Edi, João Cobrinha, Zé Vermelho e outros craques. Alguns hoje jogam nos gramados do céu. O técnico era o Professor Silva.

Varão era conhecido pelo dinamismo, agilidade e velocidade. Foi campeão sergipano amador pelo Estanciano por duas vezes. Já esteve em muitos torneios nas cidades de Boquim, Pedrinhas, Riachão do Dantas e Aracaju.

Como amador, ainda jogou pelo Bonfim Esporte Clube, também na cidade de Estância.

Em 1956, Varão casou com Valdete Maria de Jesus (natural de Lagarto), com quem teve nove filhos: Maria, Valdinete, Rita, Acácia, Lourdes, Edna, Antônio, Magno de Jesus e Ademilton. Mesmo com muitas alegrias, a carreira futebolística durou pouco. Varão parou de jogar aos 33 anos com o objetivo de dedicar seu tempo ao trabalho e à família.

Varão era torcedor do Botafogo. Gostava de jogar dominó e baralho com os amigos na Praça Barão do Rio Branco, no famoso ‘Arraial do Cebinho’.

Varão faleceu no dia 12 de junho de 2015, em Estância.


Redação Tribuna Cultural




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3353764
Usuários Online: 50
Copyright (c) 2024 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!