A invasão da Rússia à Ucrânia gerou um clima de muita tensão em todo o leste europeu. Os impactos desse conflito atingiram em cheio também o futebol. Grupos de jogadores brasileiros que atuam nos mais diversos times ucranianos estão pedindo ajuda ao governo brasileiro para deixar o país. Um deles é o zagueiro sergipano João William.
- Aqui está um clima de muito tensão. Estou passando por um momento difícil aqui no país em função desses ataques que estão ocorrendo. Todo mundo está atendo a qualquer tipo de situação. Peço encarecidamente ajuda das autoridades brasileiras para que possam nos ajudar de alguma forma para nos tirar aqui do país - disse o jogador.
A primeira divisão da Ucrânia é a que mais recebe brasileiros. São 30 ao todo. Natural de Umbaúba, João William jogava no Rukh Brest da Bielorrúsia, esteve por lá nas últimas três temporadas, até se transferir para o Inhulets Petrove, da elite ucraniana. Ele está lá há um mês apenas. Contudo, o projeto no momento é deixar o país e dar mais tranquilidade aos familiares.
- Estamos procurando ficar o tempo todo em casa, em lugares mais seguros. No momento, aqui na cidade onde estou, está mais tranquilo. Graças a Deus não houve ataques. Mas a gente tem que estar ciente de que qualquer momento pode haver e espero estar saindo daqui o mais rápido possível ou indo para o Brasil ou me deslocando para algum país vizinho que esteja mais seguro.
No futebol brasileiro, o Sergipano jogou no Santa Cruz, Juventude, Concórdia, Luverdense e Goiás, até ir para fora do país em 2020.