O Atlético-MG seguiu o mesmo caminho do Flamengo e entrou com uma ação no STJD pedindo o retorno da torcida aos estádios nas partidas do Campeonato Brasileiro. O clube pretende abrir os portões do Mineirão no próximo dia 14, em duelo contra o Palmeiras, pela 16ª rodada da competição.
De acordo com o documento, o Galo tentou "amigavelmente" entrar em contato com a CBF, mas a entidade não respondeu o pedido. "Na Medida Inominada o clube mineiro afirma que amigavelmente tentou nesta quinta, dia 5, obter a permissão da CBF para receber público nos jogos como mandante no município de Belo Horizonte, através de ofício enviado por e-mail e com cópia para a Federação Mineira de Futebol", diz trecho do documento.
"O Atlético destacou que explicou no e-mail o contexto sanitário e os protocolos de segurança autorizados pelos órgãos competentes de Belo Horizonte que, na portaria SMSA/SUSBH n.º 0332/2021, liberou a presença de 30% da capacidade instalada nos estádios mediante o cumprimento de regras estabelecidas em plano de retorno elaborado pela Secretaria de Saúde de Belo Horizonte", conclui.
O pedido do Atlético-MG aproveita a decisão favorável ao Flamengo. Na última quarta-feira (4), o presidente Otávio Noronha aceitou a solicitação de liberação de público em partidas em que o rubro-negro for mandante nas competições organizadas pela CBF: Brasileirão e Copa do Brasil.
Vale lembrar que a CBF foi contra a liberação da torcida do Flamengo e afirmou que vai recorrer ao Pleno do STJD para derrubar a liminar. "A CBF apresentará os esclarecimentos necessários ao STJD do Futebol e confia que o Pleno do Tribunal garantirá a manutenção do equilíbrio técnico da competição e a segurança dos torcedores", diz parte da nota oficial da entidade.
Confira o pedido do Atlético-MG:
"1) Seja conhecida a Medida Inominada e deferida liminar em caráter de extrema urgência para liberar a presença de público no percentual de 30% em todas as partidas organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol realizadas em Belo Horizonte, em que o Clube Atlético Mineiro seja mandante, conforme permissivo da Portaria SMSA/BH-SUS n. 332/2021, protocolos da Prefeitura e da Federação Mineira de Futebol, contada a partir da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, em partida que será realizada no próximo sábado, dia 14/08/2021, contra a equipe do Palmeiras;
2) No mérito, seja mantida na integralidade a decisão liminar, reconhecendo ainda a ausência de competência da Confederação Brasileira de Futebol para deliberar sobre medidas sanitárias e de segurança do município de Belo Horizonte, nos termos da decisão proferida pelo STF".