São Paulo e Vasco se enfrentam pela primeira vez nas oitavas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (28), às 21h30, no Morumbi. A disputa entre os dois gigantes brasileiros na competição é bastante equilibrada e aconteceu apenas três vezes: em 1998, 2002 e 2015. São duas vitórias, dois empates e duas derrotas, sendo que todos os duelos foram disputados nas quartas de final.
30/09/2015: Vasco 1 x 1 São Paulo
23/09/2015: São Paulo 3 x 0 Vasco
17/04/2002: São Paulo 4 x 0 Vasco
10/04/2002: Vasco 1 x 0 São Paulo
12/05/1998: Vasco 4 x 3 São Paulo
07/05/1998: São Paulo 1 x 1 Vasco
O retrospecto indica que os times levam vantagem em casa. Todas as vitórias aconteceram em domínios das respectivas equipes. Dessa vez, quem leva essa vantagem é o Vasco, que decide o duelo em São Januário, no dia 4 de agosto.
Mas os cariocas terão de superar um obstáculo que transcende o histórico de embates com o time do Morumbi: Hernán Crespo. Isso porque a vitória por 3 a 1 sobre o Racing, pela Libertadores, que garantiu o São Paulo nas quartas de final do torneio continental, foi a décima seguida do treinador neste tipo de duelo. E é com esse retrospecto que o Tricolor vai a campo.
Crespo defende uma sequência de vitórias iniciada no Defensa y Justicia, da Argentina, clube pelo qual foi campeão da última edição da Copa Sul-Americana. O treinador superou ao longo da competição o Sportivo Luqueño, do Paraguai, Vasco, Bahia, Coquimbo Unido, do Chile, e Lanús, da Argentina.
No duelo contra o Cruzmaltino, o Defensa y Justicia empatou por 1 a 1, na Argentina, e venceu por 1 a 0, em São Januário. Portanto, uma vitória na casa do Vasco, nesta quarta-feira, não será inédita.
Na sequência, já no comando do São Paulo, Crespo passou por Ferroviária, Mirassol e Palmeiras, pelo Paulistão, o 4 de Julho, pela Copa do Brasil, e o Racing, pela Libertadores.
Por outro lado, o Vasco terá ao seu lado o retrospecto positivo na Série B do Campeonato Brasileiro. O Cruzmaltino não perde há seis rodadas, sendo que goleou o Guarani por 4 a 1 no último sábado.
O São Paulo, por sua vez, chega de uma derrota vexatória por 5 a 1 diante do Flamengo. O Tricolor oscila no Brasileirão e não consegue manter uma sequência de bons resultados. Em 13 jogos, o time de Crespo acumula duas vitórias, cinco empates e seis derrotas.