Sem a presença do Brasil no torneio masculino e feminino de basquete em Tóquio, coube a uma paulista de 41 anos representar o país nos Jogos Olímpicos. Andreia Silva, nascida em Bauru, interior de São Paulo, foi a primeira mulher a apitar um jogo do basquete masculino na história das Olimpíadas. A estreia foi em grande estilo: jogo dos astros dos Estados Unidos contra o Irã, com vitória dos norte-americanos por 120 a 66.
Nos últimos anos, Andreia tem alcançado marcas importantes no basquete mundial. Em 2018, foi a primeira mulher a conseguir a licença black da Fiba (Federação Internacional de Basquete), o que permite ser árbitra em qualquer jogo, tanto no masculino quanto em torneios femininos.
Já em 2021, Andreia Silva foi a primeira mulher a estar na equipe de arbitragem em uma final da Copa Intercontinental de Clubes, no confronto entre o San Pablo Burgos, da Espanha, e o Quimsa, da Argentina.
Começo da carreira
Andreia deixou a cidade de Bauru aos 22 anos e se mudou para São Paulo para fazer o curso de arbitragem da Federação Paulista de Basketball. Para se manter na capital, apitava jogos universitários e passou pelas categorias de base, até ganhar chances em torneios profissionais masculino e feminino. Em 2010, Andreia passou a arbitrar jogos em competições internacionais.
Para ganhar a licença da Fiba, a brasileira teve que fazer os testes físicos mais difíceis para os árbitros e alcançar as mesmas marcas dos homens.
Estreia na Olimpíada
Andreia não foi a primeira árbitra brasileira a ser selecionada para trabalhar nos Jogos Olímpicos. Tatiana Steigerwald, em Atenas 2004, e Fátima da Silva, na Olimpíada de Pequim 2008, também participaram, mas não apitaram nenhum jogo do torneio masculino. Guilherme Locatelli é o outro árbitro brasileiro que estará em Tóquio.
O primeiro jogo olímpico de Andreia Silva foi logo diante das estrelas dos Estados Unidos. Em um jogo tranquilo para a equipe de arbitragem, os norte-americanos, que haviam perdido para a França na estreia, atropelaram o Irã por 120 a 66. O cestinha da partida foi Damian Lillard, armador do Portland Trail Blazers, que fez 21 pontos, com sete bolas de 3 pontos.