O ponteiro Douglas Souza comemora a vitória brasileira sobre os rivais sul-americanos
No terceiro set, finalmente veio a reação. Os brasileiros sustentaram a boa vantagem construída no início da etapa durante todo o período. Leal ganhou nova chance e renasceu na partida, sendo responsável pelos principais pontos da equipe na etapa: 25 a 16.
Na início do quarto set, os argentinos começaram melhor, enquanto o Brasil abusava dos erros de saque. Os rivais chegaram a abrir seis pontos de diferença, mas a atual campeã olímpica virou o jogo no 19º ponto e ali permaneceu até confirmar a vitória por 25 a 21.
O tie-break foi igualmente emocionante, com as equipes se alternando à frente do placar. Até que em um erro argentino, o Brasil fechou o set derradeiro por 16 x 14 em uma partida que deverá ficar marcada na história dos Jogos Olímpicos.
O próximo compromisso do Brasil será na próxima quarta-feira (28), contra a Rússia, pela terceira rodada do torneio de vôlei masculino. Estados Unidos (dia 30) e França (dia 1º) serão os outros adversários nas classificatórias.
Ouro na Rio 2016, o vôlei masculino é um dos favoritos após um ciclo olímpico com a conquista da Liga das Nações, e o da Copa do Mundo (2019).