A disputa pelo título da Copa do Nordeste está restrita a dois estados. Apenas baianos e cearenses têm a chance de levantar a "orelhuda" ao final da competição. A vitória por 3 a 0 do Ceará sobre o Sampaio Corrêa, neste domingo, definiu o último semifinalista da Copa do Nordeste. O Vozão se junta agora a Bahia, Fortaleza e Vitória, que vão decidir uma vaga na final da competição no próximo sábado.
O Ceará vai enfrentar o Vitória, e o Fortaleza pega o Bahia. Na história da Copa do Nordeste, a competição nunca teve uma semifinal reunindo apenas clubes baianos e cearenses. Na verdade, desde sua retomada em 2013, o torneio regional chegou à semifinal limitado a apenas dois estados em uma única ocasião.
Em 2017, a Copa do Nordeste ficou entre baianos e pernambucanos. Mas com uma configuração diferente. De um lado da chave, Bahia e Vitória. Do outro, Santa Cruz e Sport. Dessa vez, no entanto, o cenário mostra a possibilidade de clássicos estaduais na decisão do torneio. A decisão pode ter a rivalidade baiana ou a cearense. Sem esquecer, é claro, da chance de mais um duelo entre baianos e cearenses na final.
Confrontos das semifinais do Nordestão
Sábado
Ceará x Vitória, horário a definir
Fortaleza x Bahia, horário a definir
As disputas vão colocar em jogo o estado com maior número de títulos versus o novo "bicho papão" do regional. A Bahia é o estado líder em taças, sendo quatro do Vitória (maior campeão do Nordestão) e três do Tricolor. Do outro lado, o Ceará conquistou duas vezes a Copa do Nordeste e o Fortaleza uma, todas elas nos últimos seis anos.
Com melhores campanhas, Ceará e Fortaleza têm a vantagem de decidir uma vaga jogando em casa. No retrospecto recente, também levam vantagem. Na primeira fase, o Vozão bateu o Vitória por 3 a 1 e o Tricolor cearense venceu o Bahia por 2 a 1.