Um dos principais jogadores de futebol da Argentina, durante a década de 1970, Leopoldo Jacinto Luque, morreu aos 71 anos em decorrência da covid-19, em Buenos Aires, capital argentina.
De acordo com o jornal esportivo Olé, Luque estava internado desde os primeiros dias de 2021, chegando a ficar mais de um mês hospitalizado.
Ele foi um dos destaques da Copa do Mundo de 1978, conquistada pela Argentina, marcando quatro gols durante a competição. Dois deles aconteceram durante a goleada contra seu vizinho sul-americano, o Peru, por 6 a 0.
Luque começou sua carreira em times juvenis do Gimnasia y Esgrima de Jujuy, para depois jogar no Central Norte da cidade argentina de Salta no fim da década de 1960, começo de 1970.
Ele passou pelo Unión de Santa Fé em 1971, clube que voltaria a atuar por mais duas vezes.
Jogou pelo Rosário Central, e teve sucesso no River Plate, com um início impressionante ao marcar o gol da vitória contra o rival Boca Juniors, no estádio La Bombonera por 2 a 1.
Após a campanha bem-sucedida na Copa do Mundo de 1978, Luque passou pelo Racing e foi o 14º argentino ao vestir a camisa alvi-negra praiana, em 1983, jogando cinco partidas. O argentino encerrou sua carreira no pequeno clube Textil Mandiyu.