A Copa Libertadores chega ao fim da edição 2020 com um confronto histórico entre Palmeiras e Santos, que será realizado em um dos estádios mais belos do mundo: o Maracanã. Em uma partida cercada de cuidados para evitar a transmissão do novo coronavírus e sem a possibilidade de público presente nas arquibancadas após uma temporada atípica, os clubes paulistas se enfrentam na tarde do próximo sábado (30.jan).
Embora tenha sido palco de duas Copas do Mundo e de duelos memoráveis, pouca gente sabe que o Maracanã sediou somente uma final da Libertadores. Na partida realizada em julho de 2008, a equipe do Fluminense foi derrotada pelos equatorianos da LDU por 3 a 1. Quase 13 anos depois, o estádio inaugurado em 1950 volta a ser cenário de um momento histórico do futebol brasileiro pois apesar da rivalidade que ultrapassa gerações, Santos e Palmeiras nunca se enfrentaram na arena carioca.
Com 70 anos de existência, o estádio se prepara para mais um capítulo de sua célebre história.
A história do Maraca
A construção do Estádio Jornalista Mário Filho, conhecido popularmente como Maracanã, teve início em agosto de 1948, durante o mandato do então general de divisão e prefeito do Distrito Federal do Rio de Janeiro, Angelo Mendes de Moraes. Após inúmeros debates sobre em qual local a obra deveria ser realizada, os idealizadores decidiram que ele seria construído em uma área de fácil acesso, seja por meio do transporte público ou particular, da cidade. Vale ressaltar que, naquela época, o bairro do Maracanã ainda não existia.
O projeto arquitetônico de Miguel Feldman, Waldir Ramos, Raphael Galvão, Oscar Valdetaro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antônio Dias Carneiro, tinha capacidade para receber cerca de 200 mil pessoas. Dois anos após o início de sua construção, o estádio foi inaugurado, sediando a partida entre a Seleção de São Paulo contra Seleção do Rio de Janeiro. Na ocasião, a equipe paulista levou a melhor e saiu vitoriosa.
Contudo, o Maracanã estreou com parte das obras inacabadas. Segundo o registro de reportagens veiculadas na época, era possível avistar andaimes e pilhas de tijolos em determinadas áreas do estádio durante o duelo.
Origem do nome "Maracanã"
No Brasil, é uma prática comum entre os torcedores realizar o "batismo" dos estádios com nomes dos bairros ou regiões em que eles se encontram, como no caso do "Morumbi", "Itaquerão" e "Pacaembu", arenas localizadas na capital paulista. No caso do Maracanã, a história se repete.
Localizado na região em que o Rio Maracanã cruza a Tijuca, o estádio rapidamente passou a ser chamado pelo nome que vem do tupi maraka'nã, cujo significado é "semelhante a um chocalho".
A primeira Copa do Mundo no estádio
A Copa do Mundo de 1950 foi o principal motivo para a construção do estádio que, um mês depois de sua inauguração, foi palco da partida que marcou a história do futebol nacional. O confronto decisivo entre Brasil e Uruguai, que levou quase 200 mil torcedores às arquibancadas, fez com que a multidão se calasse diante da amarga derrota por 2 a 1. O episódio ficou conhecido como "Maracanazo".
Posteriormente, o estádio abrigou os Jogos Pan-americanos de 2007, a Copa do Mundo de 2014 (realizada no Brasil) e os Jogos Olímpicos de 2016.
Jogos marcantes
Além das Copas do Mundo, o Maracanã sediou a final do futebol nos Jogos Olímpicos de 2016, em que a Seleção Brasileira foi campeã vencendo a Alemanha nos pênaltis. Em 2019, o Brasil também garantiu o título da Copa América vencendo o Peru, por 3 a 1.
O Atlético-MG, em 1971, derrotou o Botafogo por 1 a 0, conquistando a primeira edição do principal torneio nacional. Em 1976, a fiel torcida do Corinthians compareceu em peso no confronto contra o Fluminense, que valia uma vaga no Campeonato Brasileiro. O episódio ficou conhecido como "a invasão corintiana".
Final da #LibertadoresNoSBT
A final da temporada da Libertadores 2020, entre Palmeiras x Santos será no próximo sábado, 30 de janeiro de 2021. A partir das 17h, com transmissão do SBT. Acompanhe também a partida pelo site e nas redes sociais.