O Campeonato Brasileiro de 2020 está totalmente atípico. Sem torcida em nenhum jogo, com muitas rodadas apertadas, por conta do calendário menor, e incontáveis desfalques nas equipes causados pela covid-19.
Porém, talvez ele seja o mais equilibrado desde que passou a ser disputado em pontos corridos. Ao final da 30ª rodada, os seis primeiros colocados estão separados por apenas sete pontos, sendo que quatro desses times ainda possuem um jogo a menos, o que deve fazer com que essa diferença fique ainda menor.
E o melhor de tudo: todos eles vão se enfrentam na 31ª rodada, marcada para esse meio de semana. É a partir dela que tudo pode ficar encaminhado para a reta final da disputa.
Na quarta, o primeiro jogo é entre Grêmio e Atlético-MG. Outrora apontados como fora da disputa, os dois se recuperaram e chegam para o confronto com as esperanças de título recarregadas. Porém, o duelo pode ser considerado um mata-mata, já que, para quem perder, as chances de continuar sonhando com o título são pequenas.
Um pouco mais tarde, o ainda líder São Paulo tenta reencontrar o caminho das vitórias justamente contra seu principal perseguidor, o Internacional, que tem um ponto a menos na tabela, mas uma sequência de seis vitórias consecutivas.
Como são os dois líderes, matematicamente a taça ainda é possível para eles mesmo com derrota, mas a "ducha de água fria" que esse resultado pode trazer é algo que parece irreversível.
Já no dia seguinte, medem forças os dois times que, no início do torneio, eram os dois grandes favoritos a ficar com a taça: Flamengo e Palmeiras. Após alguns períodos de instabilidade, eles chegam a esse ponto do campeonato ainda podendo ser campeão.
Mas, assim como o jogo entre Grêmio e Atlético-MG, o duelo de quinta tem cara de "tudo ou nada" para os dois, principalmente para o Alviverde, que ainda tem outras duas chances de ser campeão: Libertadores e Copa do Brasil, torneios em que disputará as finais nos próximos dias.
O que será que vai acontecer nesses três jogos? Depois dele, provavelmente saberemos quem realmente são os grandes candidatos a ficar com o título.