O Palmeiras chega aos últimos dois meses da temporada 2020 como único clube brasileiro vivo em três competições. Além de estar no G-6 do Campeonato Brasileiro, o Verdão se classificou à final da Copa do Brasil - em que enfrenta o Grêmio em fevereiro - e, a partir desta terça-feira (05), inicia a caminhada contra o River Plate por lugar na decisão da Libertadores, marcada para 30 de janeiro no Maracanã.
m entrevistas recentes, o técnico Abel Ferreira já alertou para o cansaço físico do elenco, que terá que jogar de três em três dias no mês de janeiro. Pode fazer até 10 partidas no período, isso se chegar à final da Libertadores. Com um "elenco curto", como enfatizou, fazendo alusão às ausências de atletas importantes como Felipe Melo e Wesley, que se recuperam de cirurgias, o português precisará de alternativas para se virar nos três compromissos.
Por exemplo, para a vaga de centroavante, Abel sabe que só tem Luiz Adriano como atacante de referência. Willian, Rony e até Gabriel Silva têm como improvisar, mas seus melhores desempenhos não são como referência dentro da área. O treinador até abriu mão de usar Miguel Borja, que voltava de empréstimo do Junior Barranquilla. Fora dos planos, o colombiano foi novamente cedido aos Tiburones.
Mas nos bastidores o Palmeiras continua monitorando o mercado em busca de mais opções a Abel, pensando até na próxima temporada. Segundo o jornalista Jonatan Cavalcante, do portal Footure, o diretor de futebol Anderson Barros andou consultando informações de Caio Dantas, do Sampaio Corrêa. Para quem não conhece o atacante de 27 anos, ele é o artilheiro do futebol brasileiro em 2020, com 24 gols, à frente de nomes como Thiago Galhardo, Germán Cano, Brenner, Luciano, Marinho e Pedro.
São 17 gols em 31 jogos disputados na Série B, representando média superior a 1 gol a cada duas partidas. De ameaçado de rebaixamento, o clube de São Luís está em oitavo lugar, com 45 pontos, a somente seis do G-4, que garante o acesso à elite. De acordo com reportagem, Dantas atrai olhares de clubes da Ásia, que estão dispostos a pagar entre 2 e 4 milhões de dólares pelo centroavante (entre R$ 10,5 mi a R$ 21 milhões na cotação atual).
Além do Palmeiras, Botafogo e Ceará foram outras equipes da Série A que andam monitorando o artilheiro do Brasil na temporada. De acordo com a matéria de Cavalcante, o camisa 9 do Sampaio Corrêa é um exímio finalizador, já que a maioria dos tentos acontece dentro da área. Tem muita força e costuma utilizar o corpo para sustentar e superar a pressão do adversário. É destro, porém sabe se virar com a perna esquerda, tanto para ajeitar a bola quanto finalizar as jogadas.