Somando Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil, o Flamengo já disputou 33 partidas, e não sofreu gol seis vezes (confira os jogos abaixo). Levando em consideração jogos do Carioca, Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana, o total é de 53 partidas, nas quais o time - que já foi comandado por Jorge Jesus, Domènec Torrent e Rogério Ceni - sofreu ao menos um gol em 37. Ou seja, a defesa do Flamengo foi vazada em 70% dos jogos que disputou na temporada.
A fragilidade defensiva foi, em parte, a razão pela troca no comando técnico da equipe no mês de novembro, quando Rogério Ceni assumiu o cargo de Domènec Torrent. Entre o jogo no El Cilindro, na última terça, e a decisão deste dia 1º, o treinador teve a primeira semana livre para corrigir falhas e ajustar movimentos com o grupo no Ninho. Da defesa, portanto, espera-se uma evolução após este curto período - que será raro até o término da temporada.
Outro fator que pode ajudar o Flamengo a segurar o ímpeto do Racing e, por consequência, garantir a vaga nas quartas de final da Copa Libertadores, é o possível retorno de Rodrigo Caio, afastado dos jogos da equipe desde 22 de setembro. Sua presença entre os relacionados, contudo, ainda não é certa.
Por outro lado, Rogério Ceni tem os desfalques certos de Natan e Thuler na zaga, ambos expulsos no jogo de ida, no El Cilindro. Para o setor, Léo Pereira, Gustavo Henrique, Otávio e Noga entre os inscritos nesta fase da Libertadores.
Jogos que o Flamengo não foi vazado no Brasileirão, Liberta e Copa do Brasil:
Coritiba 0x1 Flamengo
- 3ª rodada do Brasileirão
Santos 0x1 Flamengo - 6ª rodada do Brasileirão
Flamengo 3x0 Sport - 14ª rodada do Brasileirão
Flamengo 3x0 Barcelona - 2ª rodada da fase de grupos da Libertadores
Flamengo 4x0 Del Valle - 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores
Athletico 0x1 Flamengo - Ida das oitavas de final da Copa do Brasil