Esta sexta-feira é um dia especial para os amantes da bola. Nascido há exatamente 60 anos, em Lanús, zona sul da Grande Buenos Aires, Diego Armando Maradona foi homenageado por vários personagens e clubes que fazem parte da história daquele que para muitos argentinos é simplesmente Dios (Deus na língua espanhola). A Fifa completou a semana de celebração iniciada com o aniversário de 80 anos de Pelé e postou um vídeo com imagens de El Pibe de Oro no auge, durante a Copa do Mundo de 1986.
Um grande aniversário para um talento colossal. Quando ele completa 60 anos, prestamos homenagem ao primeiro e único Diego Maradona
Lenda do Boca Juniors e fã incondicional de Maradona, o ex-jogador Juan Román Riquelme usou sua conta no Twiitter para postar duas mensagens. A primeira foi um vídeo gravado por Cristiano Ronaldo. Ao som de cumbia, estilo musical popular na Argentina, o craque da Juventus felicita Maradona e diz que ele é o número um, depois dele - o trecho faz parte de uma compilação de depoimentos de grandes nomes do futebol, principalmente ex-companheiros e adversários (entre eles os brasileiros Zico, Rivellino, Rivaldo, Careca, Roberto Carlos, Cafu, Bebeto, Alemão e Luis Pereira), publicados pelo jornal espanhol Marca.
Na sua homenagem, Riquelme usa o mesmo estilo que torcedores do Flamengo quando Zico faz aniversário. Deseja Feliz Natal, em referência ao maior ídolo do clube, no caso, do Boca Juniors.
Não estou chorando, esse abraço entrou no meu olho. Feliz Natal
Boca Juniors, Napoli e Barcelona também registraram suas homenagens logo cedo - o Argentinos Juniors, onde começou a carreira na década de 1970, nada tinha postado até o meio da manhã. O clube de Buenos Aires fez um belo vídeo com imagens do craque bem jovem, no início dos anos 1980 e também na sua segunda passagem, entre 1995 e 1997, quando encerrou sua carreira como jogador.
O Napoli definiu o craque como o dono da melhor canhota do futebol.
O Barcelona dedicou o "gol do dia" a Maradona, com um que fez na vitória sobre o Real Madrid por 4 a 3, na final da Copa da Liga da Espanha, em 1983, quando foi o primeiro rival a ser saudado com lenços brancos e aplaudido pela torcida merengue no estádio Santiago Bernabéu.
A seleção da Argentina começou o dia chamando Maradona de eterno campeão, depois postou montagem do craque no início de sua trajetória na equipe principal, com apenas 16 anos, em 1977, contra a Hungria, e o primeiro gol marcado pela alviceleste, contra a Escócia, quase sem ângulo.