No último jogo da temporada da elite do Campeonato Sergipano, Confiança e Itabaiana entram em campo, às 17h45, na Arena Batistão, em Aracaju, com transmissão da TV Atalaia (em TV aberta para Sergipe e no YouTube) e TV Dragão (no YouTube). O confronto define o campeão do campeonato e as últimas vagas pendentes (Série D e Copa do Nordeste).
Para o jogo, o Confiança chega mais pressionado do que o Itabaiana, muito por causa da cobrança que torcedores fizeram à parte do elenco na chegada do time a Aracaju, na última quarta-feira (19), após derrota contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, por 1 a 0. Mesmo assim, é o favorito no confronto, isso porque tem melhor elenco e está invicto na competição.
Do outro lado, o Itabaiana também chega para o último jogo cercado pela desconfiança da torcida. A apresentação do time em toda a competição não foi das melhores - se classificou na última rodada da primeira fase do Estadual para o quadrangular final, em partida na qual poderia ser rebaixado para a segunda divisão, e sendo o time mais fraco da fase atual.
Histórico
Na história dos confrontos, o Confiança leva vantagem. Foram 48 jogos entre as equipes, com 22 vitórias do time proletário; 15 para o Itabaiana e 11 empates. O Dragão do bairro Industrial também marcou mais gols que o adversário (62 a 53). Neste ano, foram duas vitórias do azulino por 1 a 0.
Esse último jogo está repleto de possibilidades e objetivos ao soar do apito final do árbitro. Os quatro times envolvidos na competição têm chances de tirar um benefício da partida. Confira:
Vitória do Confiança
O resultado dá o título do Campeonato Sergipano 2020 ao Confiança, o time se sagra campeão invicto do torneio estadual. Para o Itabaiana, o resultado negativo garantiria a vaga na pré-Copa do Nordeste em 2021, mas tiraria a vaga no Campeonato Brasileiro de 2021, que ficaria nas mãos do Freipaulistano.
Vale lembrar que as duas equipes disputam a competição nacional nesta temporada. Os primeiros jogos acontecem no dia 19 de setembro. O Itabaiana vai enfrentar o ABC (RN) em Sergipe e o Freipaulistano visita o Potiguar no estado do Rio Grande do Norte. Os horários das partidas não estão definidos. O menos interessado no resultado seria o Sergipe, que não conseguiria o título do torneio. Em caso de campanha que resulte no acesso em 2020, o time perderia a vaga.
Empate
O placar igual ao final do jogo faz Confiança e Itabaiana comemorarem. O resultado é suficiente para o Dragão do bairro Industrial ser campeão do Sergipano. Para o Itabaiana, o empate lhe assegura a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, assim como a vaga na pré-Copa do Nordeste, ambas na temporada 2021. Assim, Freipaulistano e Sergipe só poderiam lamentar.
De acordo com o vice-presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela, a pretensão da entidade é se reunir com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para antecipar a pré-Copa do Nordeste para o mês de setembro. O dirigente quer aproveitar o encerramento dos Estaduais para definir as vagas do Regional de 2021. Ainda não há confirmação.
Vitória do Itabaiana
Engana-se quem pensa que o Itabaiana vai comemorar efusivamente o resultado, isso porque o Tricolor Serrano ficaria fora da pré-Copa do Nordeste, por causa do ranqueamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Quem realmente vibraria com a vitória do time do Agreste Sergipano seria o Sergipe, hoje, mero espectador da partida. Com a vitória do Itabaiana será o alvirrubro o campeão do estadual 2020, além disso, o clube garantiria vaga direta na Copa do Nordeste de 2021. A segunda vaga dessa competição regional seria do Confiança, por causa do ranqueamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) - hoje, o azulino é o time melhor ranqueado pela entidade máxima do futebol brasileiro. Na Copa do Nordeste, o Confiança disputaria a fase preliminar.
Sem a possibilidade de participar da competição regional em 2021, restaria ao Itabaiana somente a vaga no Campeonato Brasileiro da Série D em 2021, exatamente por causa da classificação geral no Estadual, pois a vitória faria o Itabaiana passar o Freipaulistano e, assim, assegurar a participação no campeonato nacional em 2021.