noticias Seja bem vindo ao nosso site TRIBUNA CULTURAL!

segunda-feira, 7 de abril de 2025
Sergipe

MPSE AJUÍZA AÇÃO PARA QUE O MUNICÍPIO DE ROSÁRIO DO CATETE REALIZE CONCURSO PÚBLICO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Publicada em 03/04/25 às 13:36h - 19 visualizações

TRIBUNA CULTURAL


Compartilhe
Compartilhar a noticia MPSE AJUÍZA AÇÃO PARA QUE O MUNICÍPIO DE ROSÁRIO DO CATETE REALIZE CONCURSO PÚBLICO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO  Compartilhar a noticia MPSE AJUÍZA AÇÃO PARA QUE O MUNICÍPIO DE ROSÁRIO DO CATETE REALIZE CONCURSO PÚBLICO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO  Compartilhar a noticia MPSE AJUÍZA AÇÃO PARA QUE O MUNICÍPIO DE ROSÁRIO DO CATETE REALIZE CONCURSO PÚBLICO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Link da Notícia:

MPSE AJUÍZA AÇÃO PARA QUE O MUNICÍPIO DE ROSÁRIO DO CATETE REALIZE CONCURSO PÚBLICO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
 (Foto: TRIBUNA CULTURAL)

O Ministério Público de Sergipe, por meio da Promotoria de Justiça de Carmópolis/Distrito de Rosário do Catete, ajuizou uma Ação Civil Pública (nº 202574200132) em face do Município de Rosário do Catete determinando a realização de concurso público na área da educação para os cargos de professor, merendeiro, motorista, psicólogo, auxiliar de turma e monitor/oficineiro.

A ACP é fruto de um mutirão extrajudicial realizado pela Promotoria de Justiça de Carmópolis e foi motivada por um levantamento do MPSE, que identificou um alto número de contratos precários na área da educação, firmados pelo Município de Rosário do Catete, evidenciando uma prática administrativa irregular.

A apuração do MP constatou que o concurso público estava sendo substituído por contratações temporárias, que deveriam ser usadas apenas em situações excepcionais e transitórias, evidenciando o desvio desse mecanismo.

Antes de ajuizar o procedimento, o MP expediu uma Recomendação para que a solução fosse resolvida de maneira extrajudicial, porém, não obteve a cooperação do Município, como destacou o Promotor de Justiça Antonio Teles Leite Neto.

“A regra de acesso a cargos públicos por meio do concurso é princípio constitucional basilar, que assegura a isonomia e impessoalidade na administração pública. Embora o Ministério Público tenha expedido Recomendação ao Prefeito de Rosário do Catete, visando a solução extrajudicial da questão, tal sugestão não foi acatada, tornando forçosa a judicialização da matéria, de forma a assegurar a prevalência dos direitos constitucionais”, frisou o membro do MPSE.

Com informações e foto do MPE




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 9.8156-8504

Visitas: 3572658
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2025 - TRIBUNA CULTURAL - Fundado em 30/03/2001
Converse conosco pelo Whatsapp!