* Acrísio Gonçalves de Oliveira
Estância tem um jovem artista. Um estudante da Escola Municipal Senador Júlio César Leite. É um dos meus alunos. Sempre me presenteia com uma arte de papel: um dinossauro. Então, postamos a imagem de sua arte no “grupo da escola” e os colegas professores, que também o incentiva, vibram. Estamos falando de Jandirson Santos de Oliveira, 13 anos, estudante do 7º ano, filho de Valdimira Santos Cruz e Jurandir Marques de Oliveira.
Jandirson nos contou que desde os 8 anos faz sua arte em papel. Quando era pequeninho gostava de assistir desenhos e filmes sobre os dinossauros: “Depois disso comecei a fazer dinossauros com papel de todo tipo: de folha de caderno, de jornal, de folha de ofício... Eu me distraio”, confirma. O nosso jovem artista plástico também desenha.
Informou Jurandi que seu filho tem guardado dentro de sacos “dinossauro de todo tipo” e que até teve que se livrar de algumas dessas bolsas.
Quando levo um desses exemplares pra outra sala, logo os alunos dizem: foi Jandirson que fez! Um desses últimos presentes que eu tenho em casa é um dinossauro sem uma das patas dianteiras. Quando senti a falta e perguntei, comentou que foi arrancado por causa de uma luta que o bicho teve!
Ele dobra o papel com muita facilidade e logo a escultura surge. No mês de agosto pedi a ele que produzisse alguns elementos do folclore para que agente pudesse expor no pátio da escola. Moleza. Rapidinho estava em meu birô: bumba-meu-boi, lobisomem, iara, mula- sem-cabeça.. Que escultor notável e de boa imaginação, esse Jandirson!
Nesta quarta-feira Jandirson fará a exposição de algumas de suas peças no pátio da escola onde estuda. Será um sucesso!
* Acrísio Gonçalves de Oliveira, pesquisador, professor do Estado e da Rede Pública de Estância