O médico e professor Antônio Carlos Sobral Sousa, o Dr. Sousa, como carinhosamente o tratamos no convívio acadêmico, brinda-nos com mais uma preciosidade.
O autor de “Entre Linhas de Minha Vida”, seu livro de estreia no mundo literário, cujo lançamento ocorreu em 2018, assumiu um difícil compromisso: o de informar, continuadamente e não só pela imprensa local, o desenrolar da grave crise sanitária que acometeu o mundo no início de 2020 – a pandemia da Covid-19.
Do primeiro artigo, publicado no Jornal da Cidade, em 18 de março de 2020, intitulado “Pandemias: orientações que resistem ao tempo”, quando somente existiam 51 casos confirmados e apenas duas mortes, até fevereiro de 2024, data do artigo que fecha a coletânea, o Brasil atingiu um número inimaginável de pouco mais de 700 mil mortes.
Foi como se toda a população de Aracaju tivesse sucumbido por obra dessa malquista peste.
Em Cem Covid - Em busca da luz na longa noite brasileira - o prestigiado médico reuniu uma centena de artigos, alertando a população sobre os graves riscos da doença, propalando medidas protetivas e, triste realidade, tendo ainda que combater, com rigor, toda uma gama de desinformação e preconceito, ao assumir uma postura corajosa e de vanguarda, ancorada na ciência e no estudo. A tudo isso, chamamos de compromisso com a sociedade.
Cem Covid, coletânea plena de humanidades e conhecimentos, que recomendo como leitura obrigatória, vai manter acesa a luta dos profissionais de saúde e, desde já, deixará registrada para a posteridade, o compromisso desses valorosos “heróis de curar”.
Por Lúcio Antônio Prado Dias, da Academia Sergipana de Letras, AcademiaSergipana de Medicina, Academia Riachuelense de Letras. Academia Estanciana de Letras, preside nacionalmente a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Sobrames e integra ainda a Academia Brasileira de Médicos Escritores - Abrames.