Aconteceu sábado à noite,9, no auditório do Fórum Ministro Heitor de Souza, em Estância, a solenidade de posse dos novos acadêmicos da Academia Estanciana de Letras (AEL).
O evento cultural, que engradece a cidade “Berço da Cultura Sergipana”, foi bem prestigiado por agentes culturais, autoridades públicas e que contou com a apresentação da centenária Lira Carlos Gomes, regida pelo maestro Claudemiro Xisto.
Novos acadêmicos da AEL
Depois do cortejo de abertura, o atual presidente da entidade, José Ginaldo de Jesus, proferiu o ato dos trabalhos e consequentemente da posse dos recém-chegados acadêmicos. Foram empossados dez novos membros: José Carlos Oliveira, Ana Mércia, Antônio Carlos S. Sousa, Dirce Nascimento, José Cruz ,Maria Valdice , Sami França ,Thaylane Aragão , Vitória D'Almas e William Soares.
Os familiares dos novos acadêmicos estiveram participando do evento. Também estiveram presentes, Drº Ivan Leite, ex-prefeito e ex-deputado estadual e a Drª Márcia Pereira da Rocha, Procuradora do Ministério Público Federal em Brasília.
Magno de Jesus e sua esposa Neide Santana, ladeados de José Carlos e sua esposa Márcia Rocha
Um dos dez empossados foi o estanciano, residente em Brasília e esposo da Drª Márcia Rocha, José Carlos Oliveira, que ficou contente pela escolha do seu nome, para integrar a AEL. “Senti-me muito feliz, honrado e bem acolhido pela aprovação do meu nome pela AEL, para integrar essa ilustre Academia e na posse meu sentimento foi de pertencimento ainda maior à minha estancianidade e a esse grupo seleto tão importante das letras da minha Estância natal”, destacou José Carlos.
O presidente da AEL e o presidente de honra, Dailton de Castro, salientaram o seu contentamento na chegada dos novos acadêmicos. “Obrigado a todos os confrades e confreiras que organizaram uma cerimônia de posse muito bonita e marcante para todos os presentes e, especialmente, para cada um dos empossados”.
Redação Tribuna Cultural