Subiu para 22 o número de casos confirmados da febre oropuche em Sergipe. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira, 23, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Anteriormente, o estado contabilizava 18 casos da doença.
Segundo o boletim divulgado pela SES, a maioria dos casos confirmados está concentrado no município de Siriri, com 18 registros. As demais ocorrências foram distribuídas nas cidades de Capela, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora de Lourdes e São Cristóvão, cada uma com um caso confirmado da doença.
Os sintomas da febre oropouche incluem febre alta, dores de cabeça, dores musculares e articulares, podendo evoluir para quadros mais graves em alguns casos. A SES recomenda que, ao apresentar qualquer um desses sintomas, a população procure imediatamente atendimento médico para diagnóstico e tratamento adequados.
Cuidados importantes
Mesmo sendo considerada uma doença leve, é preciso tomar algumas medidas de prevenção, a exemplo da utilização de roupas compridas como camisas de manga longa e calças em horários com maior circulação de mosquitos e o uso de repelentes, a fim de aumentar a prevenção.
“Outra atenção especial que temos reforçado é com relação às gestantes. Como a gente não conhece totalmente o quanto esse vírus pode afetar uma gestação, seja com malformações, partos prematuros ou abortamentos, a gente tem intensificado para que as gestantes se protejam mais ainda com repelentes”, alertou o infectologista da SES, Marco Aurélio Góis.
por João Paulo Schneider
Infonet