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QUAL IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA?

Publicada em 19/08/24 às 18:30h - 44 visualizações

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QUAL IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA?
 (Foto: TRIBUNA CULTURAL)
Na data de 19 de Agosto é comemorado o Dia do Historiador, em homenagem ao diplomata e escritor abolicionista Joaquim Nabuco(1849-1910). É indispensável a reflexão deste nobre ofício e sua importância para a sociedade.

 A história é produto da humanidade e parte indissociável do seu ser, é partindo desse pressuposto que o presente texto tem como objetivo apresentar a razão e importância do ensino ede História. Já dizia o historiador francês Marc Bloch, o padroeiro dos historiadores, em Apologie pour l'histoire, ou Métier d'historien (Apologia da História ou O Ofício do Historiador) que a história é “a ciência que estuda o homem no tempo.” Nesta frase podemos elencar três elementos fundamentais da história: “ciência”, “homem” e “tempo”. 

Quanto ao primeiro podemos entender que a história é um “discurso cientificamente produzido”(FEVRE, Lucien), e portanto preza pela veracidade dos fatos e discussão racional dos seus sentidos. O segundo é o ator principal da história, ser complexo, essencialmente político e religioso, produtor de cultura, capaz de transformar o seu meio socialmente. 

O terceiro é alvo de muitas perspectivas, é diferente do conceito das ciências naturais, é um elemento de articulação da narrativa historiográfica como é vivenciada civilizacional e pessoalmente. Como afirma brilhantemente Bloch: “Toda história é o presente, não é simplesmente um instante do passado.” 

O passado, presente e futuro estão conectados, e só podemos acessar os vestígios do passado a partir do presente; como diria o historiador francês Jules Michelet, “são facetas de um tempo comum.” Portanto diante do exposto, diria então que em última instância a História é uma faceta indispensável pela busca da compreensão de sí mesmo no tempo e espaço. 

A consciência histórica e o senso crítico se dá pela operação cognitiva da compreensão da dimensão temporal e está relacionada com a construção da nossa própria identidade; cujo os métodos de ensino aplicados flexivelmente atrelado as referências da realidade do indivíduo se torna mais significativa e portanto eficaz. O ensino de história não pode mais ser apresentado como um produto acabado, cristalizado e factual, mas como um processo ativo e vivo ligado a realidade presente onde todos são contribuidores da grande história da humanidade. 

Certamente o pensar historicamente perpassa por estes elementos citados acima, portanto o ensino de história municia o indivíduo a interpretar seu meio criticamente e a ampliar suas possibilidades de transformação. 

Autor: Sami França; graduando em História pela UFS, documentarista (YouTube), desenhista e poeta



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