O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira, 16, um projeto de intervenção urbana no mirante da Colina do Santo Antônio. A ação consiste consiste em instalar uma escultura de concreto de Santo Antônio criada pelo artista plástico Gilvan Donato. Trata-se de um dos projetos estratégicos do Programa Viva Sergipe do Governo do Estado, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Na cerimônia de assinatura do projeto, o goverandor Fábio Mitidieri lembrou que o espaço é um local histórico e estratégico para estimular o turismo religioso. “Aqui é onde Aracaju nasceu. Iremos construir um mirante com uma imagem de Santo Antônio de 12 metros. Um espaço que, além de embelezar nossa capital, irá atrair muitos turistas e fiéis”, analisou.
A intervenção artística será um complemento à paisagem urbana e histórica do local. De acordo com o diretor-superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda, a instalação da escultura tem potencial para ampliar as possibilidades de interação e de frequência de público no espaço e fomentar o turismo interno e externo.
Financiada pelo BNDES, a obra faz parte dos 15 projetos estratégicos para todo o estado voltados para a cultura e o turismo. “E essa intervenção na Colina do Santa Antônio, com a implantação de uma escultura de 12 metros, é o primeiro projeto”, explicou Ezio Déda.
O arcebispo da capital sergipana, Dom Josafá Menezes da Silva, chamou a atenção para o potencial de valorização do local e da religião da obra. “Esperamos que possa atrair mais pessoas para a Igreja de Santo Antônio, e que possam também compreender quem foi Santo Antônio, que está na origem aqui da cidade de Aracaju”, disse.
Segundo o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a criação do Largo do Santo Antônio num lugar histórico será um marco. “Aqui temos uma visão panorâmica da nossa cidade. Essa obra irá alavancar ainda mais esse ponto turístico e trazer o turismo religioso para nossa capital”, disse.
Também presente na solenidade, a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania e primeira-dama do estado, Érica Mitidieri, afirmou que esse é mais um passo importante para o avanço do turismo religioso no estado. “É muito positivo, tanto para os sergipanos quanto para os turistas que nos visitam”, destacou.
Infonet