A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) inaugurou a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Integrado de Abastecimento de Água do Agreste, aumentando a vazão de água tratada de 500 para 900 litros por segundo. A empresa anunciou que foi feito um investimento de mais de R$ 40 milhões na obra que beneficiará cerca de 120 mil moradores da região.
De acordo com o governador Fábio Mitidieri, a obra é de fundamental importância para a segurança hídrica da população do agreste sergipano. “A nova Estação de Tratamento de Água (ETA) vai possibilitar que as cidades de Areia Branca e Itabaiana não tenham mais problemas com a falta de água, isso é muito relevante, inclusive com uma ETA das mais modernas e mais tecnológicas, uma das melhores que a Deso possui”, afirmou.
Segundo o diretor-presidente da empresa, Luciano Goes, a nova ETA vai garantir mais água de qualidade para a população, levando mais bem-estar e saúde para os moradores. “A população da região esperava há anos por essa obra, uma ETA de alta tecnologia que levará benefícios a população de Areia Branca, Itabaiana e povoados circunvizinhos, além de melhorar significativamente a qualidade de água para todos”, frisou.
Para o aposentado Everton Santos, a população de Areia Branca almejava por uma obra que garantisse água de qualidade nas residências dos moradores do município. “A nova estação de tratamento da Deso é uma obra muito boa para Areia Branca, e que vai melhorar a qualidade da água fornecida à nossa população, esse é um investimento certeiro que a Deso fez, e atende aos anseios dos moradores do município por água bem tratada”, expressou.
Benefícios
Com a operacionalização da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), aumentará de forma considerável a quantidade de água tratada para ser distribuída à população, atendendo o município de Itabaiana em aproximadamente 80%, assim como a demanda da sede do município de Areia Branca e povoados.
Segundo o prefeito de Areia Branca, Alan de Agripino, a obra vai possibilitar com que a água chegue a alguns povoados do município. “Com essa nova estação de tratamento, que é maior e mais moderna do que a que tínhamos antes, vai melhorar demais a qualidade da água para nossa população, além de que, a gente também tem, no futuro, a possibilidade de estar levando água para os povoados do município. Essa é uma ação muito boa, que vem a beneficiar o nosso povo”, relatou.
“A gente sonhava com uma ação da Deso que possibilitasse a melhoria da qualidade da água que vai para as nossas casas, graças a Deus a empresa realizou essa obra que vai possibilitar fazer com que água bem tratada chegue às nossas residências”, disse a dona de casa Elenilde Maria de Mendonça.
Fonte: Secom